segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

AERJ - FAEB

Para quem não está acompanhando os últimos acontecimentos sobre Arte-educação na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, foi editada recentemente a Resolução 1048 da Secretaria Municipal de Educação - SME, que decreta aprovação automática na disciplina Artes na rede municipal da cidade. O que, somando-se ao "Segundo Turno Cultural" do projeto Escolas do Amanhã, onde as tardes dos alunos são tomadas por atividades culturais recreativas, ministradas por profissionais não especialistas e nem concursados, ou seja, do ensino informal, se fragiliza e desprestigia brutalmente a importância educacional da área enquanto disciplina curricular, frente a vasta gama de profissionais não especialistas "ministrando Artes" nas tardes das crianças, e ainda com recursos e infraestrutura de outra secretaria, a SMC, sem ônus para o orçamento da educação municipal.

Há também a questão do Plano Nacional de Cultura e o de Educação, elaborados a partir de 2009 por interlocução do governo federal com a sociedade civil e organizada. Ambos os planos determinarão as políticas públicas dos dois ministérios pelos próximos dez anos, o que se configura numa oportunidade importante de ação em favor das artes na escola, para os que se preocupam em buscar um pouco mais de Arte junto aos órgãos administrativos da educação, e um pouco mais da escola junto aos projetos da Cultura.

O problema começa pela falta de representação política organizada dos arte-educadores do Rio de Janeiro. Caso nos agrupássemos sob uma entidade associativa seria mais fácil agir diretamente sobre as aberrações administrativas do poder público contra a área curricular de Artes na escola, defendendo a garantia das quatro linguagens junto à disciplina Artes, com professores concursados e especialistas, e não com os oficineiros da Ong de sabe-se-lá-quem.

Não se pode exatamente contar com a erma e inoperante AERJ - Associação dos Arte educadores do Rio de Janeiro - que vem sendo conduzida de forma flácida, omissa e contraproducente por Jacqueline Mac-Dowell, presidente da associação a quatro anos, de mandato vencido e sem previsão para nova eleição. Entre julho e dezembro de 2009 acompanhei de perto a dinâmica das reuniões, onde os associados se colocam, levantam diagnósticos, detectam oportunidades, traçam planos, escrevem atas, e nada mais acontece, nada é passado aos demais, e tudo o que é dito morre ali mesmo. O que vai minando a credibilidade da entidade, e as pessoas, com o tempo, passam a simplesmente desaparecer da associação.

Em meados de dezembro, sentindo-me pessoalmente frustrada por ver cada plano de ação afogado em evasivas e imobilismos, escrevi a Faeb, Federação dos Arte Educadores do Brasil, entidade a qual a Aerj está vinculada e representa no estado, pedindo providencias quanto a Resolução 1048 da SME Rio. http://br.groups.yahoo.com/group/faeb/message/11062. Achei pertinente ao menos comunicar aos membros da Federação o estado atual das coisas por aqui. Depois disso, Jacqueline, que também é presidente da Faeb no momento, passou a bloquear minhas mensagens em ambos os fóruns, Aerj e Faeb. E em seguida, a me difamar de maneira absurda e gratuita aos federados que reclamavam, perplexos, desse tipo de conduta: a de se valer do pequeno poder de moderador de fórum para literalmente "dar um sumiço" nos membros dissonantes com a sua condução da coisa pública.

Considerando a abrangência nacional da entidade, e que esta se comunica coletivamente ou pelo fórum ou uma única vez por ano durante os CONFAEB, onde evidentemente a grande maioria não está presente, significa dizer que se é sumariamente cortado das articulações políticas em nível nacional quando se tem uma opinião dissonante à da atual presidente, que, quando se sente contrariada, se acha no direito de simplesmente excluir os federados das discussões como um todo. É virtualmente impossível sustentar discursos democráticos/democratizantes, pautados no fortalecimento coletivo da classe através de sua coesão, sem se lidar, na prática, com avaliações desfavoráveis sobre o modo de condução da coisa pública. Algo emblemático de um amadorismo absurdo.

Cabe ressaltar que a FAEB é, sim, um patrimônio que temos todos nós, por todas as pessoas de enorme importância histórica e política na Arte-educação do Brasil, e que se fazem presentes, significativamente, na Federação. Sinto-me lesada pela associação regional consistir num simulacro opressivo, imóvel e imobilista. Se você tenta fazer alguma coisa é calado, e se questiona, é cortado. Não me arrependo de ter divulgado a sua existência, porque associar-se à regional é a única maneira de se estar vinculado à Federação. Mas hoje, francamente, enquanto esta pessoa seguir à frente da entidade, não recomendo a filiação a ninguém.


Documentos relacionados:
Estatuto da Aerj
Estatuto da Faeb

.

2 comentários:

  1. Que maravilha Vivian...
    Nunca disponibilizei meu tempo para dizer o que está colocado por vc, como gostaria de ter dito.
    Deixei de acreditar no sindicato e nessas entidades elitistas, um monte de gente que jamais vai entrar numa sala de aula com 40 alunos... kkk Será que essas pessoas compreendem o que passamos no cotidiano?
    No início deste mês de março participei de uma reunição com a Secretaria Municipal, eu e mais doi colegas de Artes Cênicas.Muito me entristeceu pela fato da não abertura para rever esta questão da resolução. Se decisões forem nestas pespectivas, o ensino da Arte acabará como atividade complementar. Como no passado em que Ana Mae e toda a trupe de arte-educadores tiveram que quebrar pedra para serem reconhecidos. Também, de 200 professores da rede só obtvemos respostas de mais ou menos 15 professores. Há um total desinteresse pela questão político-pedagógica. Então, de disciplina Básica para Formativa, mas pra que isso se o conceito é global, porque a distinção?
    Segundo a secretária, em toda a Europa e nos Estados Unidos, a Arte é enriquecimento de grade, tal como a Educação Física. Mas estamos no Brasil, será que não deve haver uma discussão maior?!
    Enfim, Continua-se ENALTECENDO as disciplinas de Portugues e Matemática, como se só elas alfabetizassem, e organizando aqueles concursos ridículos de DANÇA, na prefeitura, que valorizam as coreografias "ensaiadinhas" e os figurinos "bonitinhos".
    Ah! ainda existe uma pre-seleção para a premiação final. Uma ótima escola para gerar atitudes competitivas.
    kkk
    Um dia a gente é ouvido.
    >:-/

    ResponderExcluir
  2. Pior Lindomar. Muito pior que isso. No caso da Aerj, a diretora é sim professora de Arte na escola, e do município. O problema vem da função social da Aerj, que deixa de ser a de representar uma classe para servir de veículo de autopromoção através de discursos panfletários.Esse negócio de classe de arte educadores é só pra ficar bonito no discurso. A entidade é inoperante e esvaziada.

    Essa questão que vc coloca da argumentação da SMC é claramente absurda, porque nenhuma secretaria de educação tem mais legitimidade do que o MEC e a LDB. É obrigatório, ponto. Oferecer a disciplina e impossibilitar a sua aplicabilidade prática, em minha opinião, é caso para mandato juducial de classe, de entidade associativa. Mas qual? Esse é o problema. Tirar a avaliação é perder qualquer forma de argumentação com os alunos. Vide as consequencias do longo período em que a SME praticou a aprovação automática em todas as disciplinas. Aumento de 400 e poucos % de reprovações no município.

    Pois é. Também acredito piamente que essa história de professores de educação física oficineiros de dança é uma realidade muito trisate de se enfrentar. Mas o discurso da secretaria ó!
    Arrumadinho.
    http://www0.rio.rj.gov.br/sme/projprog/programas/nucleoarte.htm

    Beijo!

    ResponderExcluir

Grupos de Pesquisa em Dança/Arte no Brasil - bancos de Teses e Dissertações

++++ BDTD : Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

UNICAMP
Gr: Bailarino-Pesquisador-Intérprete(BPI) e Dança do Brasil -
Li: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Unidade: Departamento de Artes Corporais

Gr: LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação
Li: Eliana Ayoub
Unidade: DELART - Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Site: http://www.fe.unicamp.br/laborarte

Gr: LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais
Li: Renato Ferracini
Unidade: Cocen Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
Site: www.lumeteatro.com.br

Gr: Topologias do espetáculo: arte e identidade contemporâneas
Li: Cassia Navas Alves de Castro
Unidade: Departamento de Artes Corporais
Site: http://www.iar.unicamp.br/pg/index.art.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unicamp

UNESP
Gr: Dança, Estética e Educação -
Li: Kathya Maria Ayres de Godoy
Site: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/index.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unesp

UNIRIO
Gr: Artes do Movimento
Li: Maria Enamar Ramos Neherer Bento
Unidade: Escola de Teatro

Gr: A Crítica das Artes Cênicas e as Artes Cênicas como Crítica
Li: Beatriz Vieira de Resende
Unidade: Escola de Teatro

Gr: Estudos do Espaço Teatral
Li: Evelyn Furquim Werneck Lima
Site: http://www.unirio.br/espacoteatral

Site: http://www.unirio.br/ppgt/linhas.asp
++++ Produção científica: Biblioteca central da Unirio

UECE
Gr: Arte e Música
Li: Alfredo Jacinto de Barros
Unidade: Curso de Música
Site: http://www.uece.br

++++ Produção científica: Bibliotecas da UECE

UNB
Gr: Centro de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia - CDPDan -
Li: Soraia Maria Silva
Unidade: Departamento de Artes Cênicas

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UNB

USP
Gr: CESA
Li: Dilma de Melo Silva
Unidade: Departamento de Comunicações e Artes

++++ Produção científica: Biblioteca digital da USP

UFPA
Gr: CIRANDA - Círculo Antropológico da Dança
Li: Giselle Guilhon Antunes Camargo
Unidade: Instituto de Ciências da Arte - ICA

Gr: PACA - Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia
Li: Ana Karine Jansen de Amorim
Unidade: Escola de Teatro e Dança da Ufpa
Site: http://redeteatrodafloresta.ning.com

++++ Produção científica: Biblioteca central da UFPA

IFCE
Gr: Comicidade e riso
Li: Fernando Lira Ximenes
Unidade: Diretoria de Pesquisas e Pós-Graduação

Gr: Poética do Corpo
Li: Mônica Braga Marçal
Site: www.cefetce.br

++++ Produção científica: Biblioteca central da IFCE

UFBA
Gr: Corpo Brincante - Estudos Contemporâneos das Danças Populares -
Li: Eloisa Leite Domenici
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Dança, Ciência e Comunidade
Li: Norberto Peña
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Elétrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança
Li: Ludmila Cecilina Martinez Pimentel
Unidade: Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo Lapac
Site: http://www.youtube.com/ludmilapimentel

Gr: Grupo de Pesquisa em Poética Tecnológica na Dança
Li: Ivani Lúcia Oliveira de Santana
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais
Site: http://www.poeticatecnologica.ufba.br

Gr: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade
Li: Sérgio Coelho Borges Farias
Unidade: Departamento de Fundamentos do Teatro
Site: http://www.ufba.br/~teatro/gipe | www.teatro.ufba.br/ppgac

Gr: Laboratório co-adaptativo
Li: Fabiana Dultra Britto
Unidade: Programa de Pós Graduação em Dança

Gr: LaPAC
Li: Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino
Unidade: Departamento de Teoria e Criação Coreográfica
Site: http://www.danca.ufba.br

Gr: Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança - PROCEDA
Li: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFBA

ULBRA
Gr: Dança:cultura, criação, educação e memória -
Li: Flavia Pilla do Valle
Site: www.ulbra.br/danca/pesquisa

++++ Produção científica: Biblioteca digital da ULBRA

UEA
Gr: EPISTEMOLOGIA, ESTÉTICA E SEMIÓTICA DA DANÇA
Li: Itala Clay de Oliveira Freitas
Unidade: ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO
Site: www.uea.edu.br

UFV
Gr: Estudos Integrados em Dança, Teatro e Dança-Teatro
Li: Solange Pimentel Caldeira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades

Gr: Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança
Li: Alba Pedreira Vieira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades
Site: http://www.ufv.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFV

UFAM
Gr: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Tecnologia Interativa -
Li: Rosemara Staub de Barros Zago
Unidade: Departamento de Artes
Site: http://www.ufam.edu.br

UFRN
Gr: Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação - GECARTE -
Li: Teodora de Araújo Alves
Unidade: Departamento de Artes

++++ Produção científica: Bibliotecas da UFRN

UERGS
Gr: Grupo de pesquisa em arte: criação, interdisciplinaridade e educação -
Li: Marco Antonio Gomes de Araujo - Marco de Araujo

++++ Produção científica: Bibliotecas da Uergs

UNC
Gr: Grupo de Pesquisa em Arte e Educação -
Li: Nádia Régia Maffi Neckel
Site: http://www.cni.unc.br

UFAC
Gr: Grupo de Pesquisa em Artes da Amazônia -GRUPA -
Li: Andréa Maria Favilla Lobo

UFAL
Gr: História, Memória e Documentação da Dança e do Teatro em Alagoas
Li: Antonio Lopes Neto
Unidade: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Site: www.nucleo.ichca.ufal.br

Gr: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares- NACE -
Li: Nara Graça Salles
Unidade: Artes
Site: http://www.nucleo.ufal.br/nace/

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFAL

UFF
Gr: imagens, representações e resistencia cultural -
Li: Jose Mauricio Saldanha Alvarez
Unidade: Instituto de Arte e Comunicação Social

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFF

UFG
Gr: INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE -
Li: Marcio Pizarro Noronha
Unidade: Coordenação de História
Site: www.fchf.ufg.br

Gr: Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance
Li: Robson Corrêa de Camargo
Unidade: Cursos de Teatro
Site: http://robsoncamargo.fotos.net.br/sambeckettgyn2005

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFG

PUC/SP
Gr: Centro de Estudos em Dança
Li: Helena Tania Katz
Unidade: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Site: http://www.pucsp.br/pos/cos

Gr: Núcleo de Estudos Criação Artes
Li: Maria Gabriela Carneiro Teixeira Pinto Imparato
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://br.groups.yahoo.com/group/criacao_artes

Gr: Núcleo de Pesquisa Teatral - Trupitê de Teatro -
Li: Carlos Gardin
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://www.pucsp.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da PUC-SP


UFPB
Gr: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico -
Li: Guilherme Barbosa Schulze
Unidade: Departamento de Artes Cênicas
Site: http://nepcenico.wordpress.com

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFPB

UFMG
Gr: Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP) -
Li: Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Unidade: Faculdade de Letras
Site: www.letras.ufmg.br/nelap

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFMG

FURB
Gr: Teatro e Transdisciplinaridade -
Li: Patrícia de Borba
Unidade: Departamento de Artes
Site: www.furb.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da FURB

UNESPAR
Gr: Artes Cênicas: Dança
Li: Marila Annibelli Vellozo

Gr: Grupo interdisciplinar de pesquisa em artes
Li: Zeloi Aparecida Martins dos Santos

++++ Produção científica: Biblioteca central da UNESPAR


Fonte: CNPq - Pesquisa sobre as palavras-chave "Dança" e "Artes".

Para acompanhar as convocações dos concursos de 2007 e 2008 da Seeduc/RJ

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro renovou a validade do concurso de 2007, que passa a vigorar até 2011. Para este concurso, as convocações são publicadas na página da Seduc, e podem ser acompanhadas pelos links:
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_metropolitanas.pdf
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_interior.pdf

As convocações de 2008, não publicadas no site, são consultadas diretamente junto à COSEPE, nos tels. 23330682/23330693. Já os candidatos a contrato temporário de 2009 podem acompanhar o status de sua incrição pelo link:
http://www.educacao.rj.gov.br/cpr/frmTelaSelecaoCandidatoProfessorReservaCoord.aspx

Estes e demais assuntos e editais relativos à educação são publicados no DOU do estado, que, como não possui um campo de pesquisa por assunto, pode ser consultado da seguinte maneira: Acessando o site http://www.imprensaoficial.rj.gov.br/asps/pdfs.asp?jornal=PI , clique no dia que deseja pesquisar; será iniciado o download da primeira página, que contém o SUMÁRIO, e uma janela intitulada 'Visualizador de PDF', com um campo na parte de baixo para a busca de páginas da edição; veja no Sumário a numeração das páginas da parte de "AVISOS, EDITAIS E TERMOS DE CONTRATO"; pesquisando na janela do visualizador de PDF, vc encontrará o setor de editais da Secretaria de Educação. E voilá.

As convocações podem ser também acompanhadas pelo site da Raquel RFC, no link: http://blog.raquelrfc.com/2009/12/lista-das-convocacoes-do-magisterio-do.html