quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

UFRJ/EEFD: duas vagas para professor assistente de "Pedagogia da Dança: Fundamentos da Arte e da Educação"

Universidade Federal do Rio de Janeiro: concurso público de provas e títulos para provimento de 02 vagas professor Assistente da Escola de Educação Física e Desportos, Deparamento de Arte Corporal.

EDITAL Nº 4, DE 22 DE JANEIRO DE 2010
Publicado no DOU Nº 18, p. 52, quarta-feira, 27 de janeiro de 2010.

Prazo de inscrição: 40 (quarenta) dias, contados da data da publicação deste edital no Diário Oficial da União. Caso não haja inscrições deferidas, este prazo poderá ser ampliado em mais 40 (quarenta) dias.

Os programas dos Concursos, bem como os critérios para julgamento de títulos e trabalhos, encontram-se à disposição dos interessados na EEFD, conforme o ítem 3 do edital.


CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS)
Decania do CCS - Av. Carlos Chagas Filho, 373. Edifício do Centro de Ciências
da Saúde, Cidade Universitária. CEP: 21.941-902
Tel: (0xx21) 2562-6700 / Site: http://www.ccsdecania.ufrj.br

Escola de Educação Física e Desportos (EEFD)
Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária.
CEP: 21.941-599
Tel: (0xx21) 2562-6850/6802
Fax: (0xx21) 2562-6801
E-mail: gabinete@eefd.ufrj.br
Site: http://www.eefd.ufrj.br


Telefone do Departamento de Arte Corporal: 2562-6821


Fonte: Imprensa Oficial

sábado, 23 de janeiro de 2010

Capes lança edital de apoio a eventos científicos no país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está convocando os interessados a apresentarem propostas de projetos de eventos científicos, tecnológicos e culturais no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). A chamada tem como objetivos divulgar a geração de novos conhecimentos e de novos produtos; promover e elevar a qualidade da produção científica e tecnológica e tecnologias educacionais ligadas à formação de professores para a educação básica; incentivar e apoiar eventos destinados à melhoria da pós-graduação e formação de docentes para a educação básica. O proponente deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, e currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes ou Plataforma Freire. O evento deve ser de âmbito local, estadual, regional, nacional ou internacional. Serão financiadas passagens e diárias para palestrantes, hospedagem, transporte e alimentação, publicação de anais, vídeos, CDs, impressão de pôster para divulgação do evento e aquisição de material de consumo, e locação de sala de conferência, de tecnologia da informação e serviços de tradução simultânea.

Edital completo no link: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PAEP2010.pdf

Fonte: Anped

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Coleção Aplauso na íntegra para download


A Imprensa Oficial do Estado de SP disponibiliza gratuitamente, na íntegra, todos volumes da Coleção Aplauso, com biografias das mais importantes pessoas (e grupos) de teatro, cinema, dança e televisão do Brasil. Além disso, coletâneas de textos dramáticos de dramaturgos brasileiros contemporâneos e roteiros de filmes importantes da cinematografia brasileira.

http://aplauso.imprensaoficial.com.br/novo.php


Fonte: blog História(s) do Teatro

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Calendário das pré-conferências setoriais de Dança

As pré-conferências de cultura são a consulta pública realizada pelo MinC para a elaboração do Plano Nacional de Cultura, que regerá as políticas públicas da Cultura pelos próximos dez anos. As pré-conferências setoriais são aquelas voltadas especificamente para as diferentes linguagens artísticas, e as de Dança estão acontecendo em todo o país, algumas delas nas próximas semanas.

A organização das assembléias está a cargo da representação do MinC em cada estado.
Na próxima semana serão realizadas as seguintes reuniões:

terça-feira (19/01) – 9h – Rio de Janeiro (no Palácio Gustavo Capanema, sede da Funarte)
quarta-feira (20/01) – 9h – Recife
quinta-feira (21/01) – 9h – Brasília
26 de janeiro – 9h – Porto Alegre
28 de janeiro – 9h – São Paulo

As assembléias na Região Nordeste, Região Norte, Pará, Bahia e Maranhão já foram realizadas. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura serão em Brasília, nos dias 22 e 24 de fevereiro. Maiores informações podem ser encontradas no blog do MinC sobre a II Conferência Nacional de Cultura.

Fonte: Idança

sábado, 9 de janeiro de 2010

Segundo Setec, IFETS contratarão 5.000 professores efetivos no primeiro semestre de 2010

O Ministério do Planejamento autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos-administrativos, para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (portaria do Ministério do Planejamento.) Em 2010, todos os institutos federais de educação, ciência e tecnologia promoverão concursos públicos. As vagas autorizadas serão distribuídas entre as instituições federais de educação profissional em todo país. Para os docentes, são 5 mil vagas e salários com piso de R$ 2,8 mil para profissionais com graduação e teto de 6,5 mil para doutores com dedicação exclusiva. Já para técnicos, são 3,9 mil vagas e remuneração média de 1,5 mil. A autorização para os concursos tem validade até junho de 2010. Outras 8,8 mil vagas devem ser autorizadas até o fim do ano.

Fonte: Mec

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cefet MG: 01 vaga para professor substituto de Artes

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto por tempo determinado do Campus Curvelo.

EDITAL Nº. 147 de 28 de dezembro de 2009

Inscrições abertas até 30 de Janeiro de 2010 através do link http://www.professorsubstituto.cefetmg.br/site/sobre/inscricoes.html


Fonte: Andifes

"Universidades privadas afundam em crise"

matéria do jornal O Globo (03/01/10)

Instituições tradicionais atrasam pagamento de professores e culpam inadimplência de alunos

Salários atrasados há meses, sem o pagamento do 13° e paralisação dos depósitos do FGTS. É diante deste quadro que estão algumas das mais tradicionais instituições particulares de ensino superior do Rio. Há anos mergulhadas numa crise sem precedentes, as universidades Gama Filho, Santa Úrsula e Candido Mendes e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) enfrentam dificuldades para ajustar suas finanças e deixam professores e funcionários em situação precária. De acordo com reitores, a inadimplência de até 25% é a principal causa do problema mas a má administração ao dos anos contribuiu para o sucateamento das faculdades.

Sindicato critica UniverCidade na Alerj

Devido à crise na UniverCidade, o Sindicato dos Professores (Sinpro-Rio) participou de audiência pública na Comissão de Trabalho da Alerj, no dia 10 de dezembro. Além de denunciar o atraso no pagamento do salário e que o FGTS não depositado há seis anos, o sindicato queria saber por que a instituição está usando o dinheiro das mensalidades para investir no mercado de capitais em vez de pagar os funcionários. Presidente da comissão, o deputado Paulo Ramos (PDT) disse que entrará com representação no Ministério Público Federal para saber se essa aplicação pode ser feita e ficou de pedir uma fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho.

Uma aluna de arquitetura da Santa Úrsula conta que, quem não paga a mensalidade em dia, tem o nome retirado da lista de presença e corre o risco de ser reprovado por falta. A prática é proibida pela lei que garante a conclusão do período, mesmo em caso de inadimplência.

Presidente da Associação de Pais e Alunos do Estado do Rio (Aperj), João Luiz Faria Netto Júnior diz que os estudantes lesados devem entrar em contato com orgãos de defesa do consumidor, como a Apaerj e o Procon. Segundo ele, a inadimplência hoje nas faculdades é menor do que a alegada pelas instituições.

- O índice hoje deve estar em 10%. De 2003 para cá, deve ter havido uma redução de 40% na taxa de inadimplência. Não é isso que afeta a universidade. Fui aluno da Santa Úrsula. Nos últimos dez anos, trocaram de reitor seis vezes e, em 1997, deixaram de contratar professores de ponta.

O Globo tentou, sem sucesso, ouvir as reitorias da Santa Úrsula e da UniverCidade. Um autor anônimo criou o blog Professor Brasileiro (www.professorbrasileiro.blogspot.com), onde trata dos problemas na UniverCidade. Em dois meses, cerca de 11 mil pessoas acessaram a página.

O secretário-geral da Associação de Docentes da Gama Filho, Ronaldo Leme Louro, comenta:

- Nosso movimento foi forte, chegamos a fazer paralisações de um e dois dias no primeiro semestre desse ano, até conseguirmos restabelecer o contato. Eles alegam inadimplência, evasão, mas fazem obras e mudanças em salas.

Em nota, a mantenedora da Gama Filho "ratifica a informação transmitida aos professores sobre as gestões em desenvolvimento, para a reestruturação econômica e financeira da UGF".

Luiz Felippe Monteiro Dias, presidente da Associação dos Professores e Funcionários da Candido Mendes critica:

- Não podemos não saber quando vamos receber. Precisamos de um calendário. A unidade do Centro é superavitária. Mas temos que manter outras unidades, como o Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Ele é fundamental, mas não pode deixar de pagar professor para financiar o Iuperj.

Segundo o professor Candido Mendes, reitor da universidade, 69% da receita são destinados ao pagamento de professores e funcionários. Ele lembra que o custo para manter o Iuperj é alto, em torno de meio milhão de reais, mas que a instituição está cumprindo um dever ao financiar um centro de excelência.


.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

FAETEC: Cadastro reserva para contrato temporário de professores das Escolas Técnicas de Arte do RJ

O Presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, vinculada a Secretária de Ciência Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro - SECT, torna público que estará aberta o cadastro de reserva para contratação por tempo determinado de Professor I e Instrutor para atuação nas Escolas de Artes Técnicas da Rede FAETEC. O cadastro de reserva será realizado no período compreendido entre 05 de janeiro de 2010 a partir das 12:00h até 22 de janeiro de 2010 até as 18:00h, através da internet.

Edital completo, inscrições em maiores informações no link
http://www.faetec.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=28:novo--cadastro-temporario-janeiro-2010&Itemid=62&layout=default

Fonte: Faetec

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

UFG: concurso para professor assistente de Arte-educação

Universidade Federal de Goiás: reabertura do período de inscrição de concurso público para professor Assistente, regime 20 hs, da Faculdade de Educação, departamento de Arte e Educação.

Edital de 4 de janeiro de 2009
Adiantamento nº 3/2009 do edital nº 40/2009
DOU n 02, seção 3, p. 35, em 05/01/2010.

Período de inscrição: de 04/02/2010 à 05/03/2010

Faculdade de Educação - FE: Rua Delenda Resende de Melo, s/n, Setor Universitário,
Goiânia/Goiás, CEP: 74605-050, fones: (62) 3209-6202, fax: (62) 3521-1879, e-mail: fe@fe.ufg.br - www.fe.ufg.br.

Fonte: Imprensa Nacional

IV CIPA: Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica

"Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar" é o tema proposto para o IV CIPA: Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, que se debruça sobre a produção de conhecimento nas várias instâncias de expressão (auto)biográfica que, segundo o texto de apresentação do evento, "constituem hoje um território de investimentos cognitivos no qual viver, conhecer e formar-se ganham novas dimensões ao se organizarem em relatos/objetos de investigação"; campo de pesquisa privilegiado para as áreas de educação e produção artística.


De 26/7/2010 a 29/7/2010, na Faculdade de Educação da USP -8:00 às 21:00 horas.

Submissão de trabalhos até 05/02/2010.

Inscrição e informações detalhadas no site do evento.

Fonte: FE/USP

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SEPE: Sobre a resolução SME 1048, que estabelece a aprovação automática na disciplina Artes nas escolas do município do Rio de Janeiro

O Sindicato dos professores do Rio de Janeiro - SEPE, redigiu e disponibilizou em seu site uma carta/abaixo-assinado contra a resolução SME 1048, endereçada ao Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação e Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, para que as escolas do município do Rio recolham assinaturas e as enviem a estes órgãos competentes, por intermédio do Sindicato. A resolução trata, entre outras coisas, da aprovação automática nas disciplinas Artes, Ed Física e Lingua estrangeira.

A leitura do documento é importante porque, além de chamar a participação dos professores diretamente envolvidos com o problema, explica de maneira clara o quadro das políticas atuais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, onde a resolução 1048 surge como mais um problema grave desta administração entre tantos outros.

Link para o documento em PDF.

.

sábado, 2 de janeiro de 2010

II Encontro internacional de Contato Improvisação

Noticiado pelo Guia da Folha Online

Evento com oficinas e espetáculos se baseia na dança de Steve Paxton

A Galeria Olido (região central paulistana) recebe inscrições para o 2º Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo, que acontece entre 25 e 31 de janeiro de 2010. O evento é gratuito e aberto a profissionais da dança e interessados em geral. Além de oficinas que ocorrerão na parte da manhã e da tarde, estão programadas apresentações com artistas convidados à noite - tanto brasileiros quanto estrangeiros.

A argentina Eliana Bonard, por exemplo, vem com uma série de workshops voltados para crianças e idosos.

O encontro instiga os participantes a discutirem técnicas de dança, no caso, mais especificamente aquela que foi criada pelo bailarino e coreógrafo norte-americano Steve Paxton. Nos anos 70, ele desenvolveu um conjunto de movimentos baseado na transferência de peso e contrapeso, brincando com o equilíbrio e criando "diálogos" entre os corpos.

As inscrições vão até 10 de janeiro de 2010 e o interessado deve indicar dois cursos que queira participar - só poderá, entretanto, fazer um.

_________________


Descrição completa do evento, programação e inscrições nas oficinas em http://corporastreado.com/contato/

_________________

.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"É preciso reconhecer a existência de um grave problema atual: a perda de sensibilidade nas pessoas. É verdade que o problema não é só nosso. Pode ser observado no mundo inteiro, quase que em função direta da produção industrial, agravando-se pela mentalidade da sociedade moderna de consumo.

As condições de produtividade social se caracterizam mais e mais por tarefas mecânicas e fragmentárias, exigindo uma concentração obsessiva em poucos atos e gestos sempre recorrentes, por horas a fio apertando botões e parafusos, preenchendo formulários e talões, compilando, registrando, interpretando listas, relatórios, gráficos, ou outras tarefas igualmente cansativas porque desprovidas de qualquer senso de totalidade. Transformando-se em uma minúscula peça de uma vasta engrenagem que desconhece, e sem meios de identificação interior, o indivíduo perde o sentido do próprio agir. Seu trabalho torna-se um agir indiferente, com materiais indiferentes, diante de um processo global igualmente indiferente. E, sem possibilidade de vincular-se afetivamente ao fazer, ele deixa de criar.

Sem querer voltar atrás na história ou ignorar as contribuições da industrialização para elevar o padrão de vida da humanidade, cabe avaliar – e questionar – as conseqüências de esmagamento da individualidade e de dessensibilização. Se essas forem compreendidas como conseqüências inevitáveis, inerentes ao próprio processo produtivo, a sociedade teria que encontrar meios de compensa-las através de novas formas de realização criativa, abertas ao indivíduo. Quando colocadas simplesmente como o preço a pagar pelo progresso, tornam questionável o próprio progresso."


Trecho do livro "Universos da Arte", de Fayga Ostrower.
Rio de Janeiro: Ed. Campos, 1983, p. 61.


Feliz 2010!

.

Grupos de Pesquisa em Dança/Arte no Brasil - bancos de Teses e Dissertações

++++ BDTD : Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

UNICAMP
Gr: Bailarino-Pesquisador-Intérprete(BPI) e Dança do Brasil -
Li: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Unidade: Departamento de Artes Corporais

Gr: LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação
Li: Eliana Ayoub
Unidade: DELART - Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Site: http://www.fe.unicamp.br/laborarte

Gr: LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais
Li: Renato Ferracini
Unidade: Cocen Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
Site: www.lumeteatro.com.br

Gr: Topologias do espetáculo: arte e identidade contemporâneas
Li: Cassia Navas Alves de Castro
Unidade: Departamento de Artes Corporais
Site: http://www.iar.unicamp.br/pg/index.art.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unicamp

UNESP
Gr: Dança, Estética e Educação -
Li: Kathya Maria Ayres de Godoy
Site: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/index.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unesp

UNIRIO
Gr: Artes do Movimento
Li: Maria Enamar Ramos Neherer Bento
Unidade: Escola de Teatro

Gr: A Crítica das Artes Cênicas e as Artes Cênicas como Crítica
Li: Beatriz Vieira de Resende
Unidade: Escola de Teatro

Gr: Estudos do Espaço Teatral
Li: Evelyn Furquim Werneck Lima
Site: http://www.unirio.br/espacoteatral

Site: http://www.unirio.br/ppgt/linhas.asp
++++ Produção científica: Biblioteca central da Unirio

UECE
Gr: Arte e Música
Li: Alfredo Jacinto de Barros
Unidade: Curso de Música
Site: http://www.uece.br

++++ Produção científica: Bibliotecas da UECE

UNB
Gr: Centro de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia - CDPDan -
Li: Soraia Maria Silva
Unidade: Departamento de Artes Cênicas

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UNB

USP
Gr: CESA
Li: Dilma de Melo Silva
Unidade: Departamento de Comunicações e Artes

++++ Produção científica: Biblioteca digital da USP

UFPA
Gr: CIRANDA - Círculo Antropológico da Dança
Li: Giselle Guilhon Antunes Camargo
Unidade: Instituto de Ciências da Arte - ICA

Gr: PACA - Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia
Li: Ana Karine Jansen de Amorim
Unidade: Escola de Teatro e Dança da Ufpa
Site: http://redeteatrodafloresta.ning.com

++++ Produção científica: Biblioteca central da UFPA

IFCE
Gr: Comicidade e riso
Li: Fernando Lira Ximenes
Unidade: Diretoria de Pesquisas e Pós-Graduação

Gr: Poética do Corpo
Li: Mônica Braga Marçal
Site: www.cefetce.br

++++ Produção científica: Biblioteca central da IFCE

UFBA
Gr: Corpo Brincante - Estudos Contemporâneos das Danças Populares -
Li: Eloisa Leite Domenici
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Dança, Ciência e Comunidade
Li: Norberto Peña
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Elétrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança
Li: Ludmila Cecilina Martinez Pimentel
Unidade: Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo Lapac
Site: http://www.youtube.com/ludmilapimentel

Gr: Grupo de Pesquisa em Poética Tecnológica na Dança
Li: Ivani Lúcia Oliveira de Santana
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais
Site: http://www.poeticatecnologica.ufba.br

Gr: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade
Li: Sérgio Coelho Borges Farias
Unidade: Departamento de Fundamentos do Teatro
Site: http://www.ufba.br/~teatro/gipe | www.teatro.ufba.br/ppgac

Gr: Laboratório co-adaptativo
Li: Fabiana Dultra Britto
Unidade: Programa de Pós Graduação em Dança

Gr: LaPAC
Li: Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino
Unidade: Departamento de Teoria e Criação Coreográfica
Site: http://www.danca.ufba.br

Gr: Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança - PROCEDA
Li: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFBA

ULBRA
Gr: Dança:cultura, criação, educação e memória -
Li: Flavia Pilla do Valle
Site: www.ulbra.br/danca/pesquisa

++++ Produção científica: Biblioteca digital da ULBRA

UEA
Gr: EPISTEMOLOGIA, ESTÉTICA E SEMIÓTICA DA DANÇA
Li: Itala Clay de Oliveira Freitas
Unidade: ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO
Site: www.uea.edu.br

UFV
Gr: Estudos Integrados em Dança, Teatro e Dança-Teatro
Li: Solange Pimentel Caldeira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades

Gr: Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança
Li: Alba Pedreira Vieira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades
Site: http://www.ufv.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFV

UFAM
Gr: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Tecnologia Interativa -
Li: Rosemara Staub de Barros Zago
Unidade: Departamento de Artes
Site: http://www.ufam.edu.br

UFRN
Gr: Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação - GECARTE -
Li: Teodora de Araújo Alves
Unidade: Departamento de Artes

++++ Produção científica: Bibliotecas da UFRN

UERGS
Gr: Grupo de pesquisa em arte: criação, interdisciplinaridade e educação -
Li: Marco Antonio Gomes de Araujo - Marco de Araujo

++++ Produção científica: Bibliotecas da Uergs

UNC
Gr: Grupo de Pesquisa em Arte e Educação -
Li: Nádia Régia Maffi Neckel
Site: http://www.cni.unc.br

UFAC
Gr: Grupo de Pesquisa em Artes da Amazônia -GRUPA -
Li: Andréa Maria Favilla Lobo

UFAL
Gr: História, Memória e Documentação da Dança e do Teatro em Alagoas
Li: Antonio Lopes Neto
Unidade: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Site: www.nucleo.ichca.ufal.br

Gr: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares- NACE -
Li: Nara Graça Salles
Unidade: Artes
Site: http://www.nucleo.ufal.br/nace/

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFAL

UFF
Gr: imagens, representações e resistencia cultural -
Li: Jose Mauricio Saldanha Alvarez
Unidade: Instituto de Arte e Comunicação Social

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFF

UFG
Gr: INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE -
Li: Marcio Pizarro Noronha
Unidade: Coordenação de História
Site: www.fchf.ufg.br

Gr: Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance
Li: Robson Corrêa de Camargo
Unidade: Cursos de Teatro
Site: http://robsoncamargo.fotos.net.br/sambeckettgyn2005

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFG

PUC/SP
Gr: Centro de Estudos em Dança
Li: Helena Tania Katz
Unidade: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Site: http://www.pucsp.br/pos/cos

Gr: Núcleo de Estudos Criação Artes
Li: Maria Gabriela Carneiro Teixeira Pinto Imparato
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://br.groups.yahoo.com/group/criacao_artes

Gr: Núcleo de Pesquisa Teatral - Trupitê de Teatro -
Li: Carlos Gardin
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://www.pucsp.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da PUC-SP


UFPB
Gr: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico -
Li: Guilherme Barbosa Schulze
Unidade: Departamento de Artes Cênicas
Site: http://nepcenico.wordpress.com

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFPB

UFMG
Gr: Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP) -
Li: Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Unidade: Faculdade de Letras
Site: www.letras.ufmg.br/nelap

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFMG

FURB
Gr: Teatro e Transdisciplinaridade -
Li: Patrícia de Borba
Unidade: Departamento de Artes
Site: www.furb.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da FURB

UNESPAR
Gr: Artes Cênicas: Dança
Li: Marila Annibelli Vellozo

Gr: Grupo interdisciplinar de pesquisa em artes
Li: Zeloi Aparecida Martins dos Santos

++++ Produção científica: Biblioteca central da UNESPAR


Fonte: CNPq - Pesquisa sobre as palavras-chave "Dança" e "Artes".

Para acompanhar as convocações dos concursos de 2007 e 2008 da Seeduc/RJ

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro renovou a validade do concurso de 2007, que passa a vigorar até 2011. Para este concurso, as convocações são publicadas na página da Seduc, e podem ser acompanhadas pelos links:
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_metropolitanas.pdf
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_interior.pdf

As convocações de 2008, não publicadas no site, são consultadas diretamente junto à COSEPE, nos tels. 23330682/23330693. Já os candidatos a contrato temporário de 2009 podem acompanhar o status de sua incrição pelo link:
http://www.educacao.rj.gov.br/cpr/frmTelaSelecaoCandidatoProfessorReservaCoord.aspx

Estes e demais assuntos e editais relativos à educação são publicados no DOU do estado, que, como não possui um campo de pesquisa por assunto, pode ser consultado da seguinte maneira: Acessando o site http://www.imprensaoficial.rj.gov.br/asps/pdfs.asp?jornal=PI , clique no dia que deseja pesquisar; será iniciado o download da primeira página, que contém o SUMÁRIO, e uma janela intitulada 'Visualizador de PDF', com um campo na parte de baixo para a busca de páginas da edição; veja no Sumário a numeração das páginas da parte de "AVISOS, EDITAIS E TERMOS DE CONTRATO"; pesquisando na janela do visualizador de PDF, vc encontrará o setor de editais da Secretaria de Educação. E voilá.

As convocações podem ser também acompanhadas pelo site da Raquel RFC, no link: http://blog.raquelrfc.com/2009/12/lista-das-convocacoes-do-magisterio-do.html