sábado, 31 de outubro de 2009

Panorama Festival: na noite de abertura, homenagem à Roberto Pereira

A abertura do festival Panorama de Dança, dia 05/11, às 20:00hs, será dedicada à memória de Roberto Pereira, com a exibição de cenas relacionadas à história da dança no cinema, "num programa pequeno e precioso que Roberto adoraria compartilhar mais uma vez". A programação completa pode ser consultada no site do festival.

.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias" cria uma nova categoria profissional: o professor de "Português/Arte"

Tão agradável a surpresa em nos depararmos com mais uma aberração do concurso público docente no diário oficial, o Edital no- 13, do Instituto Federal do Espírito Santo, de 3/09/2009, homologando o resultado final do concurso para o magistério em "Lingua Portuguêsa/Arte". Depois da Resolução 48 da Secretaria Estado de SP, pode-se dizer que o advento do professor de Português/Arte está virando moda, febre nacional.


Para quem não conhece a Resolução SE 48, de 24/07/2009:

Art. 7º - com relação à atribuição de aulas, observar-se-á que:
(...) a] no Ensino Fundamental, no caso da área: 1. De Linguagens e Códigos, as aulas deverão ser atribuídas ao Professor/Orientador de Aprendizagem, portador de Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Estrangeira Moderna, que ficará responsável pela docência de Arte, sendo que, as de Educação Física serão atribuídas ao portador da licenciatura específica;


De onde se supõe que se está institucionalizando o "professor de Linguagens e Códigos" - Língua Portuguesa, Inglês, Arte e Educação Física. Somente a existência do CONFEF impede que a Educação Física seja ministrada por professores de Português/Inglês.

Mas e se fosse o contrário? Se um professor de Arte fosse designado para lecionar Português/inglês?

Ao extinguir a figura do professor especialista que havia no do Art. 30 - "c" da Lei Federal 7.044 de 18 de outubro de 1982, a LDB/96 (TÍTULO VI - Dos Profissionais da Educação - arts 61 à 67) cria todos os precedentes legais necessários para que se fortaleça o professor que leciona todas as disciplinas de uma grande área. Na prática, basta que o professor possua Licenciatura Plena em alguma das disciplinas do curriculo para que esteja habilitado a dar aula de qualquer coisa na escola, mesmo daquilo que desconhece completamente. Todo aquele pensamento pós moderno sobre a aprendizagem por competências que gerou a fusão das disciplinas em grandes áreas, tende a transformar o docente especialista em um profissional polivalente que custa menos ao governo do que a contratação do professor especialista por disciplina.

Acredito que seja consensual o quanto isso pode ser devastador para o ensino de Arte na escola. Nos parece bastante evidente que é chegada a hora de criarmos um conselho federal para a Arte educação também.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

UNIRIO/ Artes do Movimento: II ENGRUPEDANÇA

Artistas e pesquisadores de dança de todo o país vão se encontrar no II ENGRUPEDANÇA, uma realização do Grupo de Pesquisa "Artes do Movimento", do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, para apresentar seus trabalhos de criação cênica.

São vinte e uma performances dos mais diversos estilos e tendências, com variados formatos, alguns ligados a trabalhos acadêmicos e outros da autoria de artistas independentes. A seleção contempla nomes consagrados, assim como também novos talentos da cena nacional. O encontro acontece na Faculdade de Teatro, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, com entrada franca.

Consulte aqui a programação completa.

Fonte: Faeb

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Esther Weitzman Cia de Dança: oficinas gratuitas no Teatro Cacilda Becker

Seeduc RJ: com milhares de professores aguardando a convocação dos concursos de 2007 e 2008, governo anuncia a abertura de novo concurso em novembro

A SEEDUC se programa para realizar, ainda este ano, novo concurso para professor I. Para que isso ocorra, a pasta aguarda a autorização do governador, que em setembro confirmou a contratação de dez mil docentes. Segundo o superintendente de Gestão de Pessoas, Marcus Medina, paralelamente à tramitação do pedido de autorização, a secretaria já montou um grupo de trabalho, abrangendo diversos setores, para a elaboração do edital, que deverá ser divulgado em novembro. Ele ressaltou que haverá oportunidades para todos os município que têm carência de profissionais.
As disciplinas contempladas serão Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Ensino Religioso, Inglês, Espanhol, Francês, Administração, Contabilidade, Desenho, Enfermagem, Informática, Mecânica, Produção Animal e Produção Vegetal. O superintendente afirmou que a expectativa é convocar os 5.700 primeiros colocados já no início de 2010, para suprir carências do ano letivo. A maior oferta deverá ser destinada às disciplinas que apresentam déficit, como Física, Matemática, Química, Artes, Sociologia e Filosofia.

Fonte: RaquelRFC
_____________


Atenção candidatos ao 'novo' concurso da Seduc/2009:
Antes de realizar a sua inscrição, é prudente se informar sobre a quantidade de candidatos aprovados na coordenadoria de seu interesse que aguardam convocação dês de 2007-2008. É corrente que os candidatos aprovados com boa colocação aguardem até que seus concursos expirem, sem, contudo, serem convocados. Até 03 de novembro de 2009, nenhum candidato da área de Artes do concurso de 2008 foi convocado para a metropolitana X, onde, de uma lista de quase duzentos concursados de 2007, foram convocados, até o momento, os 25 primeiros, alguns deles nos últimos mêses.

Informações sobre o tamanho da fila de aprovados da coordenadoria de seu interesse podem ser obtidas junto à COSEPE - tels. 23330682/23330693

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Câmara aprova projeto de lei que exige nível superior de professor do ensino básico

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei 3971/08, que exige nível superior, com licenciatura, dos professores que atuam na educação básica - educação infantil, ensino fundamental e nível médio.

A proposta, entretanto, prevê a contratação de profissionais com apenas o ensino médio para a educação infantil em locais onde uma minoria de professores tenha nível superior completo. Segundo informações da Agência Câmara, a regra vale também para as quatro séries iniciais do ensino fundamental.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, acredita que a medida foi precipitada: "Nós sempre defendemos a boa qualificação dos profissionais da educação, mas esta mudança atropela todo um processo, em que a formação está sendo debatida em nível municipal e estadual", debate este que se encerrará na Conferência Nacional de Educação (CONAE) a ser realizada em abril do ano que vem pelo MEC.

O texto da deputada Ângela Amin (PP-SC), aprovado na forma do substitutivo do deputado Iran Barbosa (PT-SE), segue agora para votação no Senado.

A matéria aprovada retirou do texto final o dispositivo que permitia ao MEC (Ministério da Educação) estabelecer nota mínima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docente.

Fonte: CNTE

Para acompanhar a tramitação do PL, acesse o site eCâmara

.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

II Fórum de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro: "Um outro Conselho Municipal de Cultura é Possível"

Representantes do segmento cultural e da sociedade civil, reunidos no II Fórum de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, realizado no Salão Nobre da Câmara de Vereadores na noite de 21 de outubro de 2009 compreenderam que:

É lamentável que anterior a realização da Conferência fosse votada, na data de hoje, a lei que cria o Conselho Municipal de Cultural da Cidade do Rio de Janeiro a qual a nosso ver não deve ser sancionada pelo Prefeito Municipal, pelos motivos abaixo expostos.

Este projeto enviado através de mensagem do Executivo Municipal para a casa na data de 20 de agosto de 2009, em caráter de urgência, não teve nenhuma audiência pública realizada com este fim, nem mesmo nenhum ato de esclarecimento e construção conjunta com os demais entidades e movimentos da Cultura da cidade.

Esperávamos que, durante a realização da Conferência de Cultura nos próximos dias 24 e 25 de outubro, fossemos discutir o modelo de Conselho de Cultura ideal para a nossa cidade: escolher de que forma ele seria eleito, se seria regionalizado, a sua composição e as suas tarefas, entre outras possibilidades.

Isto posto, a Sociedade Civil aqui representada sente-se desrespeitada pelo Executivo e pelo Legislativo Municipal, que se confundem, atropelando as lideranças representativas e históricas, entram em descaminhos com as diretrizes do Governo Federal, confundindo as urgências em contraponto à emergência que o fato real exige.

Trata-se de uma matéria de alto interesse público, que da forma como o processo foi conduzido acaba por decepcionar e frustrar a sociedade civil exatamente por restringir a sua participação.

Entendemos que:

- A composição do conselho deve ser ampliada e contemplar as representações das regiões da cidade.

- A presidência do Conselho deve ser eleita entre seus membros, alternando entre sociedade civil e poder público, dando equilíbrio entre os membros de cada âmbito.

- A eleição do conselho deve ser a mais representativa possível, em Fórum específico convocado para este fim, através de edital público amplamente divulgado.

- Nenhum Conselho de caráter democrático e participativo pode ser implementado, em caráter transitório que seja com indicação direta do Executivo sem que haja Fórum de eleição entre pares da sociedade civil.

- A proposta final a ser aprovada pela Câmara Municipal deve antes passar por amplo processo de discussão, garantido a pluralidade de opiniões e participação dos mais variados atores da Sociedade Civil.

Ainda sobre a Conferência:

- Que a Secretaria Municipal de Cultura publique e apresente o Regimento Interno aprovado pela Comissão Organizadora, disponibilizando na Internet o seu conteúdo.

- Divulgar as propostas apresentadas nas onze Pré-Conferências, ainda antes da Conferência.


Fica criado nesta data o Fórum Permanente de Cultura do Rio de Janeiro.

...............................................


I Conferência Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Data: 24 e 25 de outubro de 2009 (sábado e domingo)
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Auditório Gilberto Freyre - Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 - sobreloja
Centro (próximo à Rua Araújo Porto Alegre)

I Conferência Estadual de Cultura
Data: novembro de 2009

II Conferência Nacional de Cultura
Data: 11 a 14 de março de 2010
Local: Brasília

Maiores informações: SMC

.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Imersão com Eugênio Barba e Julia Varley em Brasília

Projeto anual de intercâmbio entre atores e diretores teatrais do Brasil com Eugênio Barba e o ODIN TEATRET - De 9 a 13 de Dezembro de 2009 – Brasília – Brasil ( Em português). Um encontro singular e inovador com práticas e conceitos para artistas que buscam aprendizado de ponta, apuro, lapidação, reciclagem de seus processos de criação, e uma aproximação diferencial com Eugênio Barba, Júlia Varley e as técnicas divisoras de águas do Odin Teatret, sem o ônus do deslocamento até a Dinamarca. Destina-se a atores e diretores com experiência comprovada. A oficina se concentrará sobre os dois níveis de dramaturgia - orgânica e narrativa - e outras variantes: a relação entre a partitura orgânica /dinâmica - ações físicas e vocais - e a estrutura narrativa; a relação entre a dramaturgia do diretor e do texto; a relação entre dramaturgia do diretor, do escritor e do ator - técnicas cotidianas e extra-cotidianas; diferença entre movimento e ação – imobilidade estática e dinâmica, a energia no espaço e a energia no tempo; técnicas da montagem para diretores e a percepção do
diretor e a percepção do espectador.

Programação:

DATA: 09 de dezembro,
LOCAL: Teatro Dulcina,
O QUE: Demonstração de Julia Varley e Palestra de Eugenio Barba com lançamento da nova edição do livro “A Canoa de Papel”

DATA: de 10 a 13 de dezembro
LOCAL: Solar Guadalupe
ATIVIDADE: Workshop “Como pensar através de ações” em regime de imersão com 8 horas de treinamentos diários com o diretor Eugênio Barba e a atriz Julia Varley.

Os interessados devem enviar breve currículo para: contato@aartesecretadoator.com.br ATÉ 26/10/2009

INVESTIMENTO: R$ 1.800,00 à vista ou 2 x 950,00 (entrada no ato da inscrição e a outra parcela até 30 de novembro), incluindo quatro dias de treinamento, hospedagem em quarto duplo com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar - comida natural e orgânica) e certificado. Após confirmada a vaga, o participante deverá fazer o depósito da entrada ou valor total na conta enviada no e-mail de confirmação. Somente após o
depósito, a vaga será preenchida e a matrícula efetivada.

MAIS INFORMAÇÕES: Luciana Martuchelli e André Amaro

TAO Filmes – Cia Yinspiração e Teatro Caleidoscópio

FONE: 5561.33472787 - 3344 0444


Fonte: Revista Art&
__________


Resposta Automática - Atenção.

Obrigada, você escreveu para A Arte Secreta do Ator - Odin Teatret - Dinamarca/Brasil - Segunda edição!

Para garantir que sua inscrição no treinamento exclusivo Como Pensar Através de Ações com Eugênio Barba e Julia Varley em regime de imersão com abertura dia 09/12 e imersão e treinamento de 10 a 13 de dezembro de 2009, verifique se no seu e-mail enviado contém as seguintes informações que necessitamos para a seleção:

Para se candidatar a uma das 15 vagas de atores ou 15 vagas de diretores/observadores, em anexo deve conter uma carta de interesse e um resumé ( currículo abreviado ) para esse e-mail , com cópia para luciana@taofilmes.com.br (contendo dados pessoais completos e breve currículo teatral com formação, de onde conhece o trabalho do Odin Teatret e experiência de no máximo 20 linhas cada um e no Assunto, se deseja participar como ator ou observador ( isso implica que o ator participa ativamente das 8 horas de treinamento diários e deverá apresentar no primeiro dia do curso para o diretor Eugênio Barba, um cartão de vista do seu trabalho, uma cena de no máximo 5 mim de dramaturgia podendo conter texto, poema, score, partitura, musica, esse material poderá ou não ser usado pelo diretor em conjunto com o Conto SUDDENLY IN THE DEPTHS OF THE FOREST (De repente, nas profundezas do bosque) de Amos OZ, que deverá está decorado para os trabalho das ações físicas durante o curso. Enquanto diretores, teóricos, acadêmicos ou atores com restrições físicas, participam como observadores sem necessitar cartão de visita físico, ou decorar textos...).

Assim que encerrarem as inscrições, entraremos em contato com a lista dos selecionados e informações para a matricula, que deverá ser feita no prazo de 48 horas úteis, somente após efetuado o deposito da inscrição a vaga estará garantida.

Grande abraço

Luciana Martuchelli e André Amaro
TAO Filmes & Teatro Caleidoscópio
Brasília - DF - Brasil
A Arte Secreta do Ator - Ano 2 - Níveis de Excelência Dramática!


NOTA – não envie spam, serão bloqueados no servidor os remetentes que insistirem.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SMC-RJ: Último dia para inscrições na 1ª Conferência Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura realiza no dias 24 e 25 de outubro de 2009, no Palácio Gustavo Capanema, a I Conferência Municipal de Cultura, com vistas à criação conjunta de Políticas Públicas de Cultura e à elaboração de um Plano Municipal de Cultura. A I Conferência também vai debater o Sistema Nacional de Cultura, que reunirá todos os órgãos e as instituições da área nos três níveis de governo - Município, Estado e União - e traçará políticas e estratégias comuns para os próximos dez anos.

São convidados a participar todos os protagonistas da cultura: artistas, produtores, gestores, investidores e consumidores, para que se valorizem a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões em nosso município. Estas discussões formulação também propostas para as conferências Estadual e Nacional de Cultura, que discutirão diretrizes, estratégias e políticas públicas para a próxima década. Serão eleitos delegados à Conferência Estadual, na proporção de um terço do poder público e dois terços da sociedade civil (um terço de artistas, produtores e investidores e um terço de consumidores de cultura).

Já foram realizadas oito pré-conferências por regiões da cidade e outras três acontecem no dia 17 de outubro . Quem participa das pré-conferências já está automaticamente inscrito na I Conferência Municipal de Cultura, que vai também indicar delegados à Conferência Estadual de Cultura. Os demais interessados devem se inscrever no site www.rio.rj.gov.br/conferenciamunicipaldecultura, até as 17 horas do dia 20 de outubro de 2009.

As discussões giram em torno de cinco eixos propostos pelo Ministério da Cultura: Produção Simbólica e Diversidade cultural, Cultura, Cidade e Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura preparou um texto básico para as discussões. Sua participação e fundamental, pois precisamos garantir a discussão de projetos, metas e estratégias de uma política cultural que reflita os interesses da cidade.


I Conferência Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Data: 24 e 25 de outubro de 2009 (sábado e domingo)
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Auditório Gilberto Freyre - Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 - sobreloja
Centro (próximo à Rua Araújo Porto Alegre)

I Conferência Estadual de Cultura
Data: novembro de 2009

II Conferência Nacional de Cultura
Data: 11 a 14 de março de 2010
Local: Brasília


* Texto base da Conferência
* Inscreva-se
* O Rio de Janeiro se articula para sua Iª Conferência Municipal de Cultura


Fonte: SMC
Demais documentos no Blog da Conferência Nacional de Cultura

.

IFMA: 01 vaga para professor substituto de Artes, do ensino básico, técnico e tecnológico

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/ Campus Imperatriz: Processo simplificado para a contratação de Professor Substituto de Artes (2009.3).

EDITAL No 6, de 28 de agosto de 2009. Publicado no DOU, n 200, seção 3, p. 43, 44 e 45, de 20 de outubro de 2009.

Observação importante:
No edital, a titulação necessária para o cargo de professor de Artes consta como "Licenciatura em Educação Artística". Existe, realmente, algo de ambíguo e perverso na legislação atual do ensino de Artes, onde, a partir de 2006, por intermédio da Res CNE/CEB 01/2006, a disciplina "Educação Artística" teve sua denominação modificada para "Arte". Esta resolução foi homologada com base no Parecer CNE/CEB 22/05, que, além da questão da mudança de nome na área de conhecimento, trazia também o pleito de que a formação necessária para o magistério em Artes passasse a ser licenciatura plena em uma das 4 linguagens: Dança, Música, Teatro ou Artes Visuais, e não mais a Licenciatura em Educação Artística, fato este que não consta na resolução final. O problema foi gerado pelo próprio projeto de resolução anexado ao Parecer que, em sua redação, suprimiu metade daquilo que estava sendo pleiteado pela entidade. Nos parece aconselhável que o aprovado, quando da convocação, apresente o Parecer Homologado junto à Resolução, já que a primeira trás explicitada a questão das formações específicas, como possibilidade legal de atuação do licenciado em Dança na área de Arte.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MEC/Plataforma Freire: Cursos de licenciatura terão 80 mil novas vagas em 90 universidades

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira, 15, a abertura de 80 mil vagas em cursos de licenciatura para professores que trabalham nas redes públicas estaduais e municipais. Os docentes têm prazo até 30 de novembro para escolher o curso, a universidade e fazer a pré-inscrição. Todo o processo deve ser feito pela internet, dentro da Plataforma Freire.

Os docentes vão fazer a formação em instituições públicas federais ou estaduais de educação superior. “São vagas dedicadas aos professores em serviço”, disse Haddad. Todos os cursos serão gratuitos para os professores. O pagamento das universidades será feito com recursos do orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é uma autarquia federal.

O ministro também explicou que o Plano Nacional de Formação de Professores é uma ação desenvolvida numa parceria entre o MEC, as secretarias estaduais e municipais de educação e uma rede de universidades públicas. Hoje, 20 estados (AL, AM, AP, BA, CE, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, SC, SE, TO) aderiram ao plano, e secretarias de educação de mais quatro anunciaram ao ministério que pretendem aderir: Rondônia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Noventa universidades estão preparadas para atender os docentes.

A qualificação do magistério, que se concretiza com o Plano Nacional de Formação criado em maio deste ano, e o piso nacional de salário, aprovado pelo Congresso, são ações, segundo Haddad, que valorizam a carreira do professor e permitem avançar na busca da qualidade da educação básica.

Na universidade – Até dezembro deste ano, 49,8 mil professores já estarão na universidade. De acordo com o ministro da Educação, das 58 mil vagas oferecidas na primeira etapa do Plano Nacional de Formação de Professores, no mês de julho, aproximadamente 50 mil foram ocupadas. Agora o ministério abre mais 80 mil vagas em licenciaturas e dá prazo de 45 dias para os professores se inscreverem. “Se mantivermos esse passo, em quatro semestres teremos oferecido alguma coisa em torno de 330 mil vagas, que é a demanda potencial do programa de formação”, explicou.

Haddad prevê que até o primeiro semestre de 2011, todos os professores sem licenciatura ou com licenciatura diferente da área em que atuam terão acesso à universidade. O investimento na formação é estimado em R$ 1,9 bilhão, de 2009 a 2011.

Fonte: MEC

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SMC/RJ: 4ª e última Reunião Setorial da Dança / propostas para a Conferência Municipal de Cultura‏‏

A próxima e última pré-conferência coletiva, que tratará de todas as linguagens, ocorrerá no dia 17/10 nos bairros do Centro, Copacabana e Barra da Tijuca. Para participar e conhecer os endereços, é necessária a pré-inscrição pelo site http://www.rio.rj.gov.br/conferenciamunicipaldecultura, que garante o poder de voz e de voto, e aos interessados, a possibilidade de se candidatar a delegado junto à Conferência Municipal de Cultura. Os participantes presentes à pré-conferência estão automaticamente inscritos para a Conferência.

A próxima e última pré-conferência SETORIAL DE DANÇA, será realizada no CCRJ, dia 20 de outubro, 3ªf a partir das 19h. As incrições serão realizadas no próprio local.

Leia aqui o texto-base da PRÉ-CONFERÊNCIA COLETIVA da Secretaria Municipal de Cultura, e o texto-base da REUNIÃO SETORIAL DE DANÇA, que serão debatidos, acrescidos de proposições e aprovados pelos componentes das respectivas plenárias.

Demais referências:
Coordenação de Dançada Funarte: Análise do Caderno de Diretrizes do Plano Nacional de Cultura
Plano Nacional de Dança
Atas de reunião da Camara Setorial de Dança do Conselho Nacional de Política Cultural.
Vídeo sobre os eixos da II Conferência Nacional de Cultura
Blog das Conferências Municipais de Cultura do Rio de Janeiro

Avaliação no ensino de Arte é tema de fórum em Recife

Como os professores avaliam seus alunos?
Até 29 de outubro estará em debate no Fórum Arte na Escola o tema "Avaliação no Ensino de Arte na Escola", proposto pela professora Eliane Tinoco, coordenadora do Polo Arte na Escola da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A discussão coincide com a realização do XXIII Encontro Nacional da Rede Arte na Escola, de 12 a 16 de outubro, em Recife (PE), quando coordenadores de todo o Brasil estarão debatendo o assunto.

Para moderar a discussão, a professora convidada é Silvia Sell Duarte Pillotto. Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal, Mestre em Educação (Currículo) pela UFPR, especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná, e avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Silvia é autora de várias publicações, e irá lançar, durante XXIII Encontro, o livro Avaliação na Educação: Questões, Tendências e Modelos, organizado junto com a professora Maria Palmira Alves.

Fonte: AERJ

domingo, 4 de outubro de 2009

Enem, Português e Matemática, sem Arte, mais uma vez

A anunciada inclusão da àrea de Artes na prova de "Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias", por intermédio da recém criada Competência de área 4 , parece, mais uma vez, a confirmação do quanto o Inep realmente acredita que Arte na escola consiste em mero material de apoio ao estudo da linguagem escrita e do cálculo. Dentro dessa grande celebração do Português chamada "Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias", de um total de 45 questões da prova, 12 foram específicas de literatura (q. 25, 26, 27,28,29,31,34,36, 37,38,41,44), 02 de Artes Visuais (q.12, 39), 03 de Patrimônio Cultural (q.21,32,43), e absolutamente nada relativo a Teatro, Dança ou Música, sendo o restante da prova, dedicada à aferição da competência de interpretação de texto do aluno.

Documentos relacionados:
Matriz de Referência para o Enem 2009
Modelo de questões da área "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias"
Primeira versão da prova de 2009, do Eixo Temático LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS / Gabarito.
Documento basico das provas anteriores a 2009 - habilidades e competências
Provas e gabaritos, de 1998 à 2008.

O Corpo e o Novo Enem

Conhecimentos relativos ao Corpo passaram a integrar a Matriz Referencial do Enem de 2009, através da Competência de área 3 do mesmo documento. Festejávamos, em post anterior, a entrada de conhecimentos referentes à Dança na prova que tende a regular os estudos para o acesso ao ensino superior do País. Contudo, ao analisarmos a primeira versão da prova de 2009, não foi realmente grande a surpresa de nos depararmos com a total ausência de questões relativas, não só a área de Dança, mas também de Teatro e Música, e a quase ausência mesmo das Artes Visuais, com 02 questões em um total de 45. Atendo-nos a análise entre o enunciado e o conteúdo programático da Competência de área 3, relativa a "linguagem corporal", e as questões que caíram na prova sobre o tema (q.14, 20, 35), percebemos que o termo linguagem referia-se , de fato, a "modelagem corporal", "ginástica laboral" e "desenvolvimento da motricidade da criança", ou seja, temas explícitos da Educação Física. Nos parece culturalmente empobrecedor que o Enem invista o termo 'Linguagem Corporal' de significados destituídos de Arte, de todo.

sábado, 3 de outubro de 2009

Após adiamento do Enem por suspeita de fraude, MEC divulga as provas que teriam "vazado"

Prova e gabarito de LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: PROVA | GABARITO

Demais referências: Site do Enem

SEC/RJ: Circuito Estadual das Artes abre chamada para a contratação de espetáculos

Com a Edição 2009/2010 do Circuito Estadual das Artes, a Secretaria de Estado de Cultura investirá R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) na contratação e realização de cerca de 300 apresentações artísticas em 32 municípios. Serão contemplados espetáculos de teatro, música, circo e dança. Os produtores, grupos e companhias que queiram participar do Circuito 09/10 devem enviar suas propostas para o e-mail circuitodasartes@cultura.rj.gov.br. A proposta deve conter: valor do cachê, release, três fotos, número e nome dos integrantes (artistas, técnicos, produtor, etc. que viajam com a produção), rider técnico (luz e som) e duração do espetáculo.

Cronograma de inscrição (usar como subtítulo, em negrito)

Projetos para realização em:

- Novembro e dezembro de 2009, e janeiro e fevereiro de 2010 devem fazer a inscrição de 1 a 16/10 de 2009
- Março, abril, maio e junho de 2010, inscrições de 4 de janeiro a 5 de fevereiro de 2010
- julho, agosto e setembro de 2010, inscrições de 22 de fevereiro a 26 de março de 2010

Informações e dúvidas pelo e-mail: circuitodasartes@cultura.rj.gov.br ou pelo telefone 23331397.

Fonte: SEC/RJ

Grupos de Pesquisa em Dança/Arte no Brasil - bancos de Teses e Dissertações

++++ BDTD : Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

UNICAMP
Gr: Bailarino-Pesquisador-Intérprete(BPI) e Dança do Brasil -
Li: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Unidade: Departamento de Artes Corporais

Gr: LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação
Li: Eliana Ayoub
Unidade: DELART - Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Site: http://www.fe.unicamp.br/laborarte

Gr: LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais
Li: Renato Ferracini
Unidade: Cocen Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
Site: www.lumeteatro.com.br

Gr: Topologias do espetáculo: arte e identidade contemporâneas
Li: Cassia Navas Alves de Castro
Unidade: Departamento de Artes Corporais
Site: http://www.iar.unicamp.br/pg/index.art.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unicamp

UNESP
Gr: Dança, Estética e Educação -
Li: Kathya Maria Ayres de Godoy
Site: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/index.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unesp

UNIRIO
Gr: Artes do Movimento
Li: Maria Enamar Ramos Neherer Bento
Unidade: Escola de Teatro

Gr: A Crítica das Artes Cênicas e as Artes Cênicas como Crítica
Li: Beatriz Vieira de Resende
Unidade: Escola de Teatro

Gr: Estudos do Espaço Teatral
Li: Evelyn Furquim Werneck Lima
Site: http://www.unirio.br/espacoteatral

Site: http://www.unirio.br/ppgt/linhas.asp
++++ Produção científica: Biblioteca central da Unirio

UECE
Gr: Arte e Música
Li: Alfredo Jacinto de Barros
Unidade: Curso de Música
Site: http://www.uece.br

++++ Produção científica: Bibliotecas da UECE

UNB
Gr: Centro de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia - CDPDan -
Li: Soraia Maria Silva
Unidade: Departamento de Artes Cênicas

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UNB

USP
Gr: CESA
Li: Dilma de Melo Silva
Unidade: Departamento de Comunicações e Artes

++++ Produção científica: Biblioteca digital da USP

UFPA
Gr: CIRANDA - Círculo Antropológico da Dança
Li: Giselle Guilhon Antunes Camargo
Unidade: Instituto de Ciências da Arte - ICA

Gr: PACA - Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia
Li: Ana Karine Jansen de Amorim
Unidade: Escola de Teatro e Dança da Ufpa
Site: http://redeteatrodafloresta.ning.com

++++ Produção científica: Biblioteca central da UFPA

IFCE
Gr: Comicidade e riso
Li: Fernando Lira Ximenes
Unidade: Diretoria de Pesquisas e Pós-Graduação

Gr: Poética do Corpo
Li: Mônica Braga Marçal
Site: www.cefetce.br

++++ Produção científica: Biblioteca central da IFCE

UFBA
Gr: Corpo Brincante - Estudos Contemporâneos das Danças Populares -
Li: Eloisa Leite Domenici
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Dança, Ciência e Comunidade
Li: Norberto Peña
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Elétrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança
Li: Ludmila Cecilina Martinez Pimentel
Unidade: Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo Lapac
Site: http://www.youtube.com/ludmilapimentel

Gr: Grupo de Pesquisa em Poética Tecnológica na Dança
Li: Ivani Lúcia Oliveira de Santana
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais
Site: http://www.poeticatecnologica.ufba.br

Gr: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade
Li: Sérgio Coelho Borges Farias
Unidade: Departamento de Fundamentos do Teatro
Site: http://www.ufba.br/~teatro/gipe | www.teatro.ufba.br/ppgac

Gr: Laboratório co-adaptativo
Li: Fabiana Dultra Britto
Unidade: Programa de Pós Graduação em Dança

Gr: LaPAC
Li: Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino
Unidade: Departamento de Teoria e Criação Coreográfica
Site: http://www.danca.ufba.br

Gr: Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança - PROCEDA
Li: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFBA

ULBRA
Gr: Dança:cultura, criação, educação e memória -
Li: Flavia Pilla do Valle
Site: www.ulbra.br/danca/pesquisa

++++ Produção científica: Biblioteca digital da ULBRA

UEA
Gr: EPISTEMOLOGIA, ESTÉTICA E SEMIÓTICA DA DANÇA
Li: Itala Clay de Oliveira Freitas
Unidade: ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO
Site: www.uea.edu.br

UFV
Gr: Estudos Integrados em Dança, Teatro e Dança-Teatro
Li: Solange Pimentel Caldeira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades

Gr: Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança
Li: Alba Pedreira Vieira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades
Site: http://www.ufv.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFV

UFAM
Gr: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Tecnologia Interativa -
Li: Rosemara Staub de Barros Zago
Unidade: Departamento de Artes
Site: http://www.ufam.edu.br

UFRN
Gr: Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação - GECARTE -
Li: Teodora de Araújo Alves
Unidade: Departamento de Artes

++++ Produção científica: Bibliotecas da UFRN

UERGS
Gr: Grupo de pesquisa em arte: criação, interdisciplinaridade e educação -
Li: Marco Antonio Gomes de Araujo - Marco de Araujo

++++ Produção científica: Bibliotecas da Uergs

UNC
Gr: Grupo de Pesquisa em Arte e Educação -
Li: Nádia Régia Maffi Neckel
Site: http://www.cni.unc.br

UFAC
Gr: Grupo de Pesquisa em Artes da Amazônia -GRUPA -
Li: Andréa Maria Favilla Lobo

UFAL
Gr: História, Memória e Documentação da Dança e do Teatro em Alagoas
Li: Antonio Lopes Neto
Unidade: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Site: www.nucleo.ichca.ufal.br

Gr: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares- NACE -
Li: Nara Graça Salles
Unidade: Artes
Site: http://www.nucleo.ufal.br/nace/

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFAL

UFF
Gr: imagens, representações e resistencia cultural -
Li: Jose Mauricio Saldanha Alvarez
Unidade: Instituto de Arte e Comunicação Social

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFF

UFG
Gr: INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE -
Li: Marcio Pizarro Noronha
Unidade: Coordenação de História
Site: www.fchf.ufg.br

Gr: Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance
Li: Robson Corrêa de Camargo
Unidade: Cursos de Teatro
Site: http://robsoncamargo.fotos.net.br/sambeckettgyn2005

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFG

PUC/SP
Gr: Centro de Estudos em Dança
Li: Helena Tania Katz
Unidade: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Site: http://www.pucsp.br/pos/cos

Gr: Núcleo de Estudos Criação Artes
Li: Maria Gabriela Carneiro Teixeira Pinto Imparato
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://br.groups.yahoo.com/group/criacao_artes

Gr: Núcleo de Pesquisa Teatral - Trupitê de Teatro -
Li: Carlos Gardin
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://www.pucsp.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da PUC-SP


UFPB
Gr: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico -
Li: Guilherme Barbosa Schulze
Unidade: Departamento de Artes Cênicas
Site: http://nepcenico.wordpress.com

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFPB

UFMG
Gr: Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP) -
Li: Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Unidade: Faculdade de Letras
Site: www.letras.ufmg.br/nelap

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFMG

FURB
Gr: Teatro e Transdisciplinaridade -
Li: Patrícia de Borba
Unidade: Departamento de Artes
Site: www.furb.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da FURB

UNESPAR
Gr: Artes Cênicas: Dança
Li: Marila Annibelli Vellozo

Gr: Grupo interdisciplinar de pesquisa em artes
Li: Zeloi Aparecida Martins dos Santos

++++ Produção científica: Biblioteca central da UNESPAR


Fonte: CNPq - Pesquisa sobre as palavras-chave "Dança" e "Artes".

Para acompanhar as convocações dos concursos de 2007 e 2008 da Seeduc/RJ

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro renovou a validade do concurso de 2007, que passa a vigorar até 2011. Para este concurso, as convocações são publicadas na página da Seduc, e podem ser acompanhadas pelos links:
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_metropolitanas.pdf
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_interior.pdf

As convocações de 2008, não publicadas no site, são consultadas diretamente junto à COSEPE, nos tels. 23330682/23330693. Já os candidatos a contrato temporário de 2009 podem acompanhar o status de sua incrição pelo link:
http://www.educacao.rj.gov.br/cpr/frmTelaSelecaoCandidatoProfessorReservaCoord.aspx

Estes e demais assuntos e editais relativos à educação são publicados no DOU do estado, que, como não possui um campo de pesquisa por assunto, pode ser consultado da seguinte maneira: Acessando o site http://www.imprensaoficial.rj.gov.br/asps/pdfs.asp?jornal=PI , clique no dia que deseja pesquisar; será iniciado o download da primeira página, que contém o SUMÁRIO, e uma janela intitulada 'Visualizador de PDF', com um campo na parte de baixo para a busca de páginas da edição; veja no Sumário a numeração das páginas da parte de "AVISOS, EDITAIS E TERMOS DE CONTRATO"; pesquisando na janela do visualizador de PDF, vc encontrará o setor de editais da Secretaria de Educação. E voilá.

As convocações podem ser também acompanhadas pelo site da Raquel RFC, no link: http://blog.raquelrfc.com/2009/12/lista-das-convocacoes-do-magisterio-do.html