sexta-feira, 25 de setembro de 2009

UFRJ - EEFD: 1 vaga para professor substituto de "Dança e Corpo Humano"

Universidade Federal do Rio de Janeiro: concurso de seleção para provimento de uma vaga de Professor Substituto da Escola e Educação Física e Desportos.

EDITAL Nº 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2009

CCS/EEFD - Departamento de Arte Corporal
- Setor: Dança e Corpo Humano


Período e local de inscrição: 25, 28 e 29 de setembro de 2009, na Escola de Educação Física - Cidade Universitária. Tel: 2562-6821/ 2562-6802.

Fonte: Imprensa Nacional

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dança e o Novo Enem

Conhecimentos relativos à área de Dança passarão a ser cobrados nas provas do Novo Enem, a partir de 2009. Considerando que a prova tende a substituir o vestibular, serão necessários conhecimentos em Dança para que os interessados em todas as áreas tenham acesso a sua vaga no ensino público superior. É a concretização de uma grande vitória para a Dança no Brasil, que tende cada vez mais a consolidar-se como parte integrante da formação educacional das pessoas comuns.

Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

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calendário das conferências estaduais preliminares
















Fonte: Coane

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Isabel Marques oferece curso para professores

O Caleidos Cia. de Dança, premiado pelo 6º. Edital de Fomento à Dança do Município de São Paulo – SMC-SP, oferece 30 bolsas de estudo a professores da rede pública, professores de dança em projetos sociais e a estudantes de Licenciatura em Dança.

Inscrições: de 17 de setembro a 22 de outubro.
Divulgação dos selecionados: 29 de outubro.
Início do curso: 11 de novembro.

Serão oferecidos certificados do Instituto Caleidos aos professores com
no mínimo 80% de freqüência e aprovação na avaliação final.

Maiores informações e inscrições pelo site www.caleidos.com.br - entre em canal caleidos – clique porta voz.

domingo, 20 de setembro de 2009

Carta ao Serra

Prezados Senhores.

Já tenho um ótimo slogan para as eleições 2010: se você quer a Arte fora da escola, vote em José Serra. Aliás, já estou encaminhando esse slogan, com explicação, claro,
- aos 20.000 nomes de nossa mala direta interessados diretamente em arte e educação (e, claro, às suas respectivas listas que crescem em pg)
- aos cerca de 20.000 leitores de meus dois livros sobre ensino de dança que estão em sua 5a. edição (sem contar os leitores que fizeram xerox dos livros);
- a todos os professores que leram e estudam os PCN, dos quais fui redatora na área de Arte, dança e documentos de EJA;
- aos amigos da América do Sul, que via UNESCO conhecem meus princípios de obrigatoriedade de Arte na Escola, obviamente ensinada por professores de ARTE.

Vou encaminhar também para
- professores e artistas (e suas famílias e amigos) de Recife, Fortaleza, Belém,Maceió, João Pessoa,Joinville,Florianópolis, Nova Lima, Porto Velho, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Itapipoca, Trairi, Boa Vista, Goiânia (para citar as algumas das cidades em que tenho nos últimos 20 anos trabalhado em prol da introdução da arte no currículo escolar das respectivas cidades, claro, com professor de ARTE).

Todos saberão que o Governo Serra, de São Paulo, publicou a resolução 48 de 24-07-2009, que dispõe sobre a Educação de Jovens e Adultos na qual se determina no art. 7:
1. De Linguagens e Códigos, as aulas deverão ser atribuídas ao Professor/ Orientador de aprendizagem, portador de Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Estrangeira Moderna, que ficará responsável pela docência em Arte...

Quero ter certeza de que todos profissionais que confiam no meu trabalho e que vem trabalhando Arte COM PROFESSOR DE ARTE em seus currículos estaduais nacionais saibam que os professores, pesquisadores, artistas e assessores de São Paulo estão absolutamente indignados com as resoluções do governo Serra.

Vou, claro, completar o slogan:
se Serra fez isso com São Paulo, o que não fará com o Brasil?

Atenciosamente,
Profa. Dra. Isabel Marques
Instituto Caleidos/SP

Fonte: Aerj

domingo, 13 de setembro de 2009

Pesquisa sobre Abordagem Triangular: chamada de trabalhos

Acaba de sair a edição revisada do livro A Imagem no ensino da Arte, com prefácio de Imanol Aguirre e introdução minha situando os principais problemas enfrentados pela Abordagem Triangular, que foram muitos. Mostrei a minha visão, mas não é o bastante. Há muitos usos da Abordagem Triangular que não conheço Daí surgiu a idéia de fazer um prospecção mais aprofundada. Estamos, Fernanda P Cunha e eu iniciando uma pesquisa sobre a trajetória, as modificações, as diferentes interpretações da Abordagem Triangular nos seus vinte anos de operacionalidade.

Temos um livro encomendado por uma editora de grande circulação, que já conta com três artigos, derivados de teses, uma em música, outra em Artes Visuais e a última em Cultura Visual (que no livro intitularemos Estudos Visuais) Não se trata de um livro comemorativo, mas que dê a conhecer as principais pesquisas, discussões, teorias em torno do tema, ferramenta, instrumento como queiram chamar a Abordagem Triangular.

Além de capítulos ou artigos sintetizando teses, dissertações e monografias também nos interessam relatos de experiências e artigos que teorizem,trabalhem ou discutam a Abordagem Triangular em qualquer área de conhecimento. Nem todos os artigos caberão no livro, mas Fernanda P Cunha já criou um site onde publicará todos os artigos aprovados por uma comissão a ser constituída no fim de setembro. Nossa intenção também é organizar um seminário em São Paulo, outubro de 2010 para o qual já sondamos a vinda de um importante pensador europeu.

Agradeço que divulguem esta informação e enviem os artigos de no máximo 20 páginas, até 30 de outubro.

Atenciosamente,
Ana Mae Barbosa.


Fonte: Arte-Educar

sábado, 12 de setembro de 2009

MEC/CONAE: Documento oferece subsídios para os debates preparatórios

Educação gratuita e obrigatória, da creche ao ensino médio, escola em tempo integral na educação básica e ampliação dos investimentos em educação pública para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2014. Esses pontos são destacados no documento Indicações para Subsidiar a Construção do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.

Elaborado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o documento oferece dados, informações e reflexões para os debates preparatórios da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista para o período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília. Em 60 páginas, o CNE apresenta diagnósticos e aponta prioridades e desafios da educação básica e superior para os próximos dez anos.

A Conae tem como tema central a construção de um novo plano nacional de educação, que vai vigorar no período 2011-2020. O plano atual foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2001 para execução até 2010. A educação nacional, segundo o CNE, tem uma série desafios a superar na próxima década. O primeiro é a erradicação do analfabetismo. Mas há a proposta, também, de universalização do atendimento público, gratuito, obrigatório e de qualidade, da pré-escola ao ensino médio; implantação da escola de tempo integral básica; expansão da educação profissional e atendimento a estudantes com deficiência, a jovens e adultos defasados na relação idade-escolaridade, a indígenas, a afro-descendentes, a quilombolas e a povos do campo.

Na educação superior, o Conselho Nacional de Educação sugere a manutenção de políticas públicas, programas e ações do governo federal voltados para inclusão social e a melhor articulação da oferta de educação superior com o desenvolvimento econômico e social do país.

Fonte: MEC

Documento relacionado:
Plano Nacional de Educação (2001-2010)

SEDUC/CE: concurso para Professor Pleno I

O Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Educação, publicou em 21/08/2009 o Edital nº 3/2009, de concurso público para Professor Pleno I, com 64 vagas para professor de Artes. O vencimento da SEDUC/CE é de R$ 663,83 para 20 horas semanais, e R$1.327,66, para 40 hs. As inscrições serão realizadas via Internet, pelo endereço http://www.cespe.unb.br/concursos/SEDUCCE2009, entre 8 de setembro e 4 de outubro de 2009.
Fonte: Cespe/UnB

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UFRJ/EBA: 3 vagas para professor substituto de História da Arte

Universidade Federal do Rio de Janeiro: Concurso de Seleção para provimento de uma vaga de Professor Substituto da Escola de Belas Artes, Departamento de História e Teoria da Arte.

EDITAL Nº 55, DE 9 DE SETEMBRO DE 2009

Áreas de conhecimento:
História e Teoria da Arte/Folclore Brasileiro I e II: 1 vaga
História e Teoria da Arte/Estudos Socioeconômicos I, II e III: 1 vaga
História e Teoria da Arte/História da Arte: 1 vaga

Período de Inscrição: 11, 14 e 15 de setembro de 2009.
Local: Edifício da Reitoria, 7º andar, Ilha do Fundão - Cidade Universitária Tel: 2598-1652/ 2598-1641


Fonte: Imprensa Nacional

UFRJ/EEFD: 1 vaga para professor substituto de "Técnica de Dança e Produção Cultural"

Universidade Federal do Rio de Janeiro: Concurso de Seleção para provimento de uma vaga de Professor Substituto da Escola de Educação Física e Desportos.

EDITAL Nº 55, DE 9 DE SETEMBRO DE 2009
Publicado no DOU, seção 3, nº 174, de sexta-feira, 11 de setembro de 2009.
p.56 - 57.

CCS/EEFD - Departamento de Arte Corporal
- Setor: Técnica da Dança e Produção Cultural.


Período de Inscrição: 11, 14 e 15 de setembro de 2009.
Local: Prédio da Escola de Educação Física - Cidade Universitária. Tel: 2562-6821/ 2562-6802

Fonte: Imprensa Nacional

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Professores da SEEDUC RJ: Carta aberta a população do estado do Rio de Janeiro

Nós, professores servidores do Estado do Rio de Janeiro, escrevemos esta carta aberta à população do Rio de Janeiro para mostrar aquilo que realmente envolve a questão a incorporação da gratificação chamada Nova Escola e a diminuição do nosso plano de carreira.

A princípio, não foi dito o valor do salário do professor estadual, que é de apenas R$ 607,26. A população deve imaginar que recebemos alguma ajuda extra, como vale transporte, vale refeição, que qualquer empresa é obrigada a pagar a seu funcionário. Porém, não é isso o que acontece: não recebemos estes benefícios que são direitos de todo o trabalhador e ainda temos o desconto previdenciário de 11%, recebendo um salário líquido de aproximadamente R$ 540,00.

O Governo faz propagandas na televisão dizendo que deu laptops para todo professor, mas na verdade, estes laptops foram adquiridos pelo sistema de comodato, ou seja, estes equipamentos são emprestados pelo governo que, quando bem entender, pode pedir os mesmos de volta. Atualmente, observamos a climatização das salas de aula, onde o Governo aluga os aparelhos e ainda terá um consumo absurdo de energia elétrica, gerando consumo de energia bastante elevado.

A incorporação do Nova Escola se dará até 2015, em 7 parcelas. O governador já se considera reeleito. Existem casos de professores que receberão, no ano que vem, segundo este projeto, um aumento de R$ 2,47! Isso mesmo, talvez não dê para pagar uma passagem com o valor deste aumento em 2010. Um outro ponto é o grande número de pedidos de exoneração de professores, estima-se que seja aproximadamente 30 por dia. Não existem condições de trabalho e isso nos incomoda.

Contudo, o que mais nos deixa indignados, é a carta compromisso enviada aos nossos lares onde o mesmo governador empenha sua palavra e agora se esquece de tudo aquilo que prometeu.

As promessas são:

1 - Reposição das perdas dos últimos 10 anos.
Resultado - Reajuste de 4% e mais 8% de uma perda de mais de 70%.

2 - Manutenção do atual plano de carreira e inclusão dos professores de 40h.
Resultado - Não só manteve o professor 40h de fora do plano como diminuiu as diferenças entre níveis de 12% para 7,5%.

3 - Fim da política da gratificação Nova Escola e incorporação do valor da gratificação ao piso salarial.
Resultado- Esqueceu de avisar que seria em 7 anos e sem reposição da inflação.

4 - "A secretaria de Estado de Educação do meu governo terá como titular pessoa com histórico na área de educação e vínculos com o magistério."
Resultado- A atual titular da pasta é da área de computação, burocrata sem passagem pelo magistério.

Vista a camisa da Educação, você pode não ser professor, seu filho e sua família podem não precisar da Educação Pública, mas a nossa sociedade só vai melhorar com Educação Pública de qualidade.

Professores do Estado do Rio de Janeiro.


Fonte: arte-Educar

Professores são baleados pela polícia militar no Rio de Janeiro durante manifestação na Alerj

Os professores do estado do Rio de Janeiro, traídos e revoltados pelo descumprimento das promessas de campanha que os levaram a votar no Governador Sérgio Cabral, acusado, pelo feito, de "estelionatário eleitoral", foram para frente da Alerj defender o não sucateamento de seu Plano de Carreira, intentado pelo Governador com o Projeto Nova Escola, e o reajuste salarial de seu vencimentos vexatoriamente defasados. Durante o manifesto, pacífico e legítmo,foram espancados e baleados pela PM. Alguns, professores e alunos, foram vítmas de estilhaços de bombas e gás de efeito moral. A votação na Alerj foi interrompida pelos deputados, que aos estrondos de guerra civil que irrompiam no meio da tarde de uma terça-feira no centro da cidade, desceram à rua para defender os professores da polícia militar. “Não batam nos professores de seus filhos” pedia à PM uma deputada, que inclusive votou a favor do PL do Governador. Ao final da tarde, pela insatisfação com o saldo final da votação na Alerj, os professores optaram pela continuação da greve, por tempo indeterminado.

Matérias publicadas:
Sérgio Cabral e PM X professores na ALERJ.
Batalhão de Choque usa bomba de efeito moral em manifestação de professores no Centro do Rio
Sobe para 8 número de feridos em confronto entre PMs e professores
Professores levam 12% após tumulto e pancadaria

Vídeo:
"Professores do Rio fazem novo protesto e entram em greve"

Sobre o estado da arte
Plantão SEPE Rio
Nova Escola - Após aprovação do PL 2.474 pela Alerj em 08 de setembro de 2009.
Alerj aprova incorpotração do Nova Escola preservando Plano de Cargos

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

V Reunião anual da ABRACE

A Associação Brasileira de Pós-graduação e Pesquisa em Artes Cênicas (ABRACE) recebe inscrições de trabalhos até 15/10, para a sua V Reunião Científica anual, a ser realizada na ECA/USP, nos dias 5 e 6/11/2009. As instruções para o envio de trabalhos e critérios de seleção estão disponíveis no site da Associação.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O TREM BALA NA TERRA DA BALA PERDIDA

Leio no jornal que o governo federal vai financiar 60% dos R$ 34 bilhões a serem gastos no trem-bala, que ligará Rio e São Paulo. O dinheiro daria para construir 425 hospitais de alto nível. Mas resolver de uma vez por todas o problema das longas filas de espera formadas por gente pobre e doente não é prioridade. Mais importante para nossos governantes é que uma turminha privilegiada cruze os 400 quilômetros em uma hora e meia, pagando cerca de duzentas pratas pela passagem.Administrar uma cidade, um estado, um país é como tomar conta da própria casa – só que o quintal é um pouco maior. Se a sua geladeira e a sua televisão quebram, e você só tem dinheiro para reparar um deles, a qual daria preferência? À TV, para ver a novela, ou ao refrigerador, para comer? A resposta é óbvia para qualquer dona de casa, mas, em se tratando de Brasil, não parece ser para prefeitos, governadores e presidentes da República.Na semana passada, ou na retrasada, escrevi sobre a mixaria que historicamente pagamos aos nossos policiais. Há dinheiro de sobra para todas as maquiagens necessárias às nossas candidaturas a sede dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, mas a um soldado da PM pagamos pouco mais de R$ 1 mil por mês. E ainda achamos que ele vai morrer por nós, defender nossa propriedade e até deixar de aceitar R$ 10 de propina de um flanelinha clandestino ávido por nos achacar.A mesma discriminação sofrida pelos policiais é impingida aos professores, um dos poucos trunfos que uma nação tem contra a lavagem cerebral de imbecilidade a que a TV aberta submete as crianças diariamente. Os mestres que formam nossos filhos também mal ganham para o café. Recentemente, o governo estadual deu-lhes um abono de R$ 400, parcelados até 2015, se não me engano. Investimento em qualificação profissional, aparelhamento e conservação das escolas, reciclagem do corpo docente, salário digno, tudo isso anda a passos de tartaruga, enquanto o trem-bala vem aí a uma velocidade de 300 quilômetros por hora.Se algum membro do Poder Executivo arranjasse um tempinho em sua agenda repleta de badalações, deveria plantar-se, incógnito, diante de uma escola pública na hora da saída dos alunos. Seria bom que visse como anda a cabeça dos pré-adolescentes e adolescentes. Meu conselho é para que conte quantas meninas de 15 anos escondem barrigões de seis, oito meses de gravidez debaixo dos seus uniformes escolares.E que tal perguntar aos garotos quem são seus ídolos? Há alguns meses, os heróis brasileiros eram a prostituta Bebel da novela das oito, interpretada pela atriz Camila Pitanga, e o capitão neurótico e torturador do Batalhão de Operações Especias da PM, vivido por Wagner Moura no filme-catástrofe Tropa de elite. Heróis nacionais.Nossa escola há muito perdeu a batalha, parou no tempo e no espaço. Cada vez está mais difícil fazer com que os alunos prestem atenção nas aulas. Para que vão estudar se os concursos para gari e para PM estão cheios de desempregados com curso superior? Para que serão honestos se dezenas de criminosos estão soltos e morrendo de rir do nosso Código Penal, instrumento da impunidade? Vão jogar papel na lata de lixo quando as indústrias despejam metal pesado nos mares, rios e lençóis freáticos sem punição?A tarefa da educação deveria ser valorizada porque é fundamental para a sobrevivência de um país. Na campanha eleitoral, todo político repete a ladainha de que vai prestigiar o professor. Mas, quando pega a chave do cofre, a história é outra. Aí começa aquele papo de incentivar o turismo, trazer divisas com uma competição internacional... Sei muito bem para que bolsos vão essas divisas, os bolsos de sempre.Trem-bala é muito legal em país que universalizou o ensino de qualidade, que já matou a fome do seu povo, que tem uma rede de saúde pública eficiente e onde ninguém mais vive em casa de barro. Mas trem-bala na terra da bala perdida é um devaneio ridículo.
JB - Migliaccio - 06/09/2009

Fonte: Artemagister

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Câmara aprova limite de alunos em sala de aula para as redes pública e privada

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na quarta-feira proposta que limita o número de alunos por professor nas salas do ensino infantil, básico e fundamental. O projeto estabelece que turmas do ensino médio e dos quatro anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) não ultrapassem os 35 alunos. Já turmas dos primeiros cinco anos do fundamental serão limitadas a 25 estudantes. Aprovada em caráter terminativo na comissão, a proposta vai agora para o Senado.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases, que não estabelece limite de alunos. Para creches e pré-escola, os novos parâmetros variam por faixa etária: cinco crianças de até 1 ano por professor; oito de 1 a 2 anos; 13 de 2 a 3 anos; e 15 de 3 a 4 anos. Para crianças de 4 a 5 anos, o limite é de 25 alunos por adulto. As mudanças valeriam para o ensino público e o privado.

A proposta foi redigida na Comissão de Educação da Câmara pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), com base em projetos de Jorginho Maluly (DEM-SP) e Leonardo Quintão (PMDB-MG). Eles dizem que a limitação de alunos por professor acabaria com a superlotação e garantiria mais qualidade de ensino.

O MEC não comentou a proposta. Nos bastidores, especialistas da pasta dizem que ela é inconstitucional, por gerar novas despesas sem apontar fonte de custeio para a contratação de mais professores, entre outras medidas necessárias.

Fonte: Sinpro-Rio

MEC proíbe vestibular e corta vagas em cursos superiores de má qualidade

Brasília - Cursos e instituições que obtiveram resultados insatisfatórios em avaliações do Ministério da Educação (MEC) sofrerão uma série de medidas cautelares que vão desde a suspensão do vestibular até o corte de vagas em alguns cursos. O anúncio foi feito hoje (3) pela secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, e será publicado amanhã (4) no Diário Oficial da União.

A qualidade das graduações é avaliada primeiramente pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5. Os cursos que obtêm nota 1 ou 2, consideradas insatisfatórias, recebem visita de comissões do MEC. Se a segunda avaliação, feita pelas comissões, confirmar um Conceito de Curso (CC) baixo, são aplicadas as medidas cautelares. A punição mais rigorosa irá para os cinco cursos que obtiveram CC 1 após as visitas. Eles serão impedidos de realizar vestibular ou admitir novos estudantes por qualquer forma de ingresso (veja tabela abaixo).

Já os cerca de 80 cursos que obtiveram CC 2 terão que reduzir em 30% as vagas oferecidas anualmente. No total, serão cortadas 2,5 mil vagas. A lista de todos os cursos que estão nessa situação estará disponível amanhã no site do MEC.

De acordo com Maria Paula, nos cursos com CC 1 ou 2, não há dúvidas de que a instituição “têm problemas e precisa das medidas cautelares”. “Elas [medidas] evitam que se proliferem os efeitos das más práticas que algumas instituições tinham”, afirma.

Após a publicação dessas decisões, as instituições terão que apresentar um plano para melhorar a qualidade do ensino ofertado nos cursos. Elas terão dez meses para sanar as deficiências e, em agosto, receberão uma nova visita da comissão nomeada pelo ministério. Se não forem comprovadas melhorias, abre-se um processo para cassar a autorização de funcionamento dos cursos.

Além das medidas tomadas com base na avaliação dos cursos, o MEC também vai arquivar 336 pedidos de abertura de novos cursos em instituições que registraram resultado insatisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2008, divulgado na segunda-feira (31), que mede a qualidade de universidades e faculdades. Cerca de 260 instituições tiveram IGC 1 e 2 e serão enquadradas nessa medida.

Por outro lado, aquelas instituições que foram bem avaliadas (IGC 4 ou 5) e tinham algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no MEC terão autorização automática, sem necessidade de visitas. São oito cursos nessa situação. “É uma medida que premia quem oferece um ensino de qualidade e também agiliza os processos de autorização”, explicou Maria Paula.

Fonte: Agência Brasil

PLANILHA GERAL DE NOTAS DO IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição).
http://www.inep.gov.br/download/igc/2008_igc.xls

Maiores informações sobre o IGC no site do INEP

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Educação estadual entra em greve a partir de terça-feira

Informativo do Sepe 02/09/09

Após a intensa participação da categoria, lotando as escadarias e galerias, pressionando os deputados por emails e nos corredores da Assembléia Legislativa, a assembléia na quarta-feira, dia 2, decidiu entrar em greve a partir da próxima terça-feira, dia 8 de setembro, para garantir a manutenção dos 12% entre os níveis e a incorporação do Nova Escola ainda nesse governo. Nesse dia, o Projeto de Lei 2474 está previsto para ser votado. O PL modifica para pior nosso plano de carreira, reduzindo de 12% para 7,5% o interstício entre os níveis, além de incorporar o Nova Escola somente em seis anos. Significa dizer que a última parcela da incorporação será paga pelo governador que vencer as eleições de 2014.

Na terça-feira, às 12h, ocorrerá uma marcha da Candelária até a ALERJ em defesa do Plano de Carreira e pela incorporação imediata da gratificação do Nova Escola. Na ALERJ, os professores e funcionários farão uma vigília nas escadarias e galerias e, ao final da votação do projeto, realizarão uma assembléia geral.
– Atenção: a assembléia ocorrerá mesmo que o projeto não seja votado.

Os profissionais de educação estão revoltados com o descaso do governador, que descumpriu todas suas promessas de campanha e agora ataca diretamente o plano de carreira. A categoria tem que aumentar ainda mais a mobilização, mostrando à comunidade escolar todos os graves problemas que ocorrerão para a educação pública, caso o PL 2474 seja aprovado da forma original. Por isso mesmo, os profissionais de educação realizarão aulas, quinta e sexta-feira, onde será mostrado o conteúdo do movimento em defesa do Plano de Carreira. Podem ser mostradas, por exemplo, as tabelas com a redução do orçamento da educação que o PL 2474 provocará, contidas nesse jornal. Professores e funcionários têm feito vigílias quase diárias na ALERJ, com a presença maciça da categoria. O sindicato também vem negociando com os deputados a inclusão de emendas que defendam nossos direitos para que o PL não seja aprovado com o texto original, cujo teor é um verdadeiro ataque à educação pública. Assim, o sindicato solicitou aos deputados que votem nas emendas cujo teor garanta:

1) A manutenção dos 12% entre os níveis;
2) A diminuição do prazo para a incorporação do Nova Escola - durante este governo;
3) A inclusão dos professores de 40 horas, dos Animadores Culturais e Funcionários Administrativos no Plano de Carreira;
4) A inclusão de mestrado e doutorado como níveis do Plano de Carreira;
5) A data-base para o funcionalismo.

Fonte: Sepe

Notícias relacionadas:
"Professores são presos em protesto em frente à Assembleia Legislativa do Rio"
Vídeo:
"Professores do Rio fazem novo protesto e entram em greve"

UFES: 1 vaga para professor substituto de História da Arte e Fundamentos da Arte na Educação

Universidade Federal do Espírito Santo: processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto do Centro de Artes/Departamento de Teoria da Arte e Música

EDITAL Nº 25, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009

Período de Inscrição: de 14 a 16/09/2009.

Área de conhecimento: História da Arte e Fundamentos da Arte na Educação
Titulação mínima exigida: Graduação em Artes

Fonte: Imprensa Nacional

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Petição em favor do PL nº 480, que Determina a obrigatoriedade dos agentes públicos eleitos em matricularem seus filhos na rede pública

Está circulando neste momento, na internet, uma petição em favor do Projeto de Lei nº 480/07, que "Determina a obrigatoriedade dos agentes públicos eleitos em matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014." Caso haja um grande número de assinaturas, demonstrando assim o interesse da população pelo assunto, o projeto terá mais facilidade em ser aprovado. Para assinar a petição on-line não é necessário submeter o número do CPF/RG.

Petição
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N5

Trâmite do PL no Senado
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

"Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social brasileira seria hoje completamente diferente. Entretanto, a tradição de 118 anos de uma República que separa as massas e a elite, uma sem direitos e a outra com privilégios, não permite a implementação imediata desta decisão. Ficou escolhido por isto o ano de 2014, quando a República estará completando 125 anos de sua proclamação. É um prazo muito longo desde 1889, mas suficiente para que as escolas públicas brasileiras tenham a qualidade que a elite dirigente exige para a escola de seus filhos."


Texto integral do Projeto
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/getTexto.asp?t=10943&c=RTF

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UFRN: 1 vaga para professor Adjunto de Dança, do magistério superior federal

Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Concurso público de Provas e Títulos para o Departamento de Artes, Campus Natal/RN

EDITAL N° 25, DE 21 DE JULHO 2009

Área: Processos de Criação em Dança

Inscrições: de 19 de agosto a 08 de setembro de 2009.
Maiores informações no site http://www.prh.ufrn.br

Fonte: idanca

terça-feira, 1 de setembro de 2009

V Fórum de Linguagem: " A produção de enunciados e a intervenção na linguagem".

Na sexta-feira, 11 de setembro, das 8h às 18h, acontece o V Fórum de Linguagem no Salão Pedro Calmon. O encontro, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura UFRJ em parceria com o curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, tem como tema a produção de enunciados e a intervenção na linguagem. Palestrantes de diferentes áreas de conhecimento - filosofia, psicanálise, psiquiatria, educação, linguística e fonoaudiologia –, em duas mesas-redondas, analisam os casos clínicos “A menina que ao se encontrar no espelho rodopiava sobre si mesma” e “Entre o discurso e a demanda - uma questão de linguagem”.

As inscrições são gratuitas e realizadas através do site www.forumdelinguagem.com.br.
O Salão Pedro Calmon fica na Avenida Pasteur, 250, 2º andar, Campus Praia Vermelha.

Fonte: UFRJ

Grupos de Pesquisa em Dança/Arte no Brasil - bancos de Teses e Dissertações

++++ BDTD : Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

UNICAMP
Gr: Bailarino-Pesquisador-Intérprete(BPI) e Dança do Brasil -
Li: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Unidade: Departamento de Artes Corporais

Gr: LABORARTE - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação
Li: Eliana Ayoub
Unidade: DELART - Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Site: http://www.fe.unicamp.br/laborarte

Gr: LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais
Li: Renato Ferracini
Unidade: Cocen Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa
Site: www.lumeteatro.com.br

Gr: Topologias do espetáculo: arte e identidade contemporâneas
Li: Cassia Navas Alves de Castro
Unidade: Departamento de Artes Corporais
Site: http://www.iar.unicamp.br/pg/index.art.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unicamp

UNESP
Gr: Dança, Estética e Educação -
Li: Kathya Maria Ayres de Godoy
Site: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/index.php

++++ Produção científica: Biblioteca digital da Unesp

UNIRIO
Gr: Artes do Movimento
Li: Maria Enamar Ramos Neherer Bento
Unidade: Escola de Teatro

Gr: A Crítica das Artes Cênicas e as Artes Cênicas como Crítica
Li: Beatriz Vieira de Resende
Unidade: Escola de Teatro

Gr: Estudos do Espaço Teatral
Li: Evelyn Furquim Werneck Lima
Site: http://www.unirio.br/espacoteatral

Site: http://www.unirio.br/ppgt/linhas.asp
++++ Produção científica: Biblioteca central da Unirio

UECE
Gr: Arte e Música
Li: Alfredo Jacinto de Barros
Unidade: Curso de Música
Site: http://www.uece.br

++++ Produção científica: Bibliotecas da UECE

UNB
Gr: Centro de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia - CDPDan -
Li: Soraia Maria Silva
Unidade: Departamento de Artes Cênicas

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UNB

USP
Gr: CESA
Li: Dilma de Melo Silva
Unidade: Departamento de Comunicações e Artes

++++ Produção científica: Biblioteca digital da USP

UFPA
Gr: CIRANDA - Círculo Antropológico da Dança
Li: Giselle Guilhon Antunes Camargo
Unidade: Instituto de Ciências da Arte - ICA

Gr: PACA - Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia
Li: Ana Karine Jansen de Amorim
Unidade: Escola de Teatro e Dança da Ufpa
Site: http://redeteatrodafloresta.ning.com

++++ Produção científica: Biblioteca central da UFPA

IFCE
Gr: Comicidade e riso
Li: Fernando Lira Ximenes
Unidade: Diretoria de Pesquisas e Pós-Graduação

Gr: Poética do Corpo
Li: Mônica Braga Marçal
Site: www.cefetce.br

++++ Produção científica: Biblioteca central da IFCE

UFBA
Gr: Corpo Brincante - Estudos Contemporâneos das Danças Populares -
Li: Eloisa Leite Domenici
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Dança, Ciência e Comunidade
Li: Norberto Peña
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

Gr: Elétrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança
Li: Ludmila Cecilina Martinez Pimentel
Unidade: Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo Lapac
Site: http://www.youtube.com/ludmilapimentel

Gr: Grupo de Pesquisa em Poética Tecnológica na Dança
Li: Ivani Lúcia Oliveira de Santana
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais
Site: http://www.poeticatecnologica.ufba.br

Gr: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade
Li: Sérgio Coelho Borges Farias
Unidade: Departamento de Fundamentos do Teatro
Site: http://www.ufba.br/~teatro/gipe | www.teatro.ufba.br/ppgac

Gr: Laboratório co-adaptativo
Li: Fabiana Dultra Britto
Unidade: Programa de Pós Graduação em Dança

Gr: LaPAC
Li: Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino
Unidade: Departamento de Teoria e Criação Coreográfica
Site: http://www.danca.ufba.br

Gr: Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança - PROCEDA
Li: Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli
Unidade: Departamento de Técnicas e Práticas Corporais

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFBA

ULBRA
Gr: Dança:cultura, criação, educação e memória -
Li: Flavia Pilla do Valle
Site: www.ulbra.br/danca/pesquisa

++++ Produção científica: Biblioteca digital da ULBRA

UEA
Gr: EPISTEMOLOGIA, ESTÉTICA E SEMIÓTICA DA DANÇA
Li: Itala Clay de Oliveira Freitas
Unidade: ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO
Site: www.uea.edu.br

UFV
Gr: Estudos Integrados em Dança, Teatro e Dança-Teatro
Li: Solange Pimentel Caldeira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades

Gr: Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança
Li: Alba Pedreira Vieira
Unidade: Departamento de Artes e Humanidades
Site: http://www.ufv.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFV

UFAM
Gr: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Tecnologia Interativa -
Li: Rosemara Staub de Barros Zago
Unidade: Departamento de Artes
Site: http://www.ufam.edu.br

UFRN
Gr: Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação - GECARTE -
Li: Teodora de Araújo Alves
Unidade: Departamento de Artes

++++ Produção científica: Bibliotecas da UFRN

UERGS
Gr: Grupo de pesquisa em arte: criação, interdisciplinaridade e educação -
Li: Marco Antonio Gomes de Araujo - Marco de Araujo

++++ Produção científica: Bibliotecas da Uergs

UNC
Gr: Grupo de Pesquisa em Arte e Educação -
Li: Nádia Régia Maffi Neckel
Site: http://www.cni.unc.br

UFAC
Gr: Grupo de Pesquisa em Artes da Amazônia -GRUPA -
Li: Andréa Maria Favilla Lobo

UFAL
Gr: História, Memória e Documentação da Dança e do Teatro em Alagoas
Li: Antonio Lopes Neto
Unidade: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Site: www.nucleo.ichca.ufal.br

Gr: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares- NACE -
Li: Nara Graça Salles
Unidade: Artes
Site: http://www.nucleo.ufal.br/nace/

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFAL

UFF
Gr: imagens, representações e resistencia cultural -
Li: Jose Mauricio Saldanha Alvarez
Unidade: Instituto de Arte e Comunicação Social

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFF

UFG
Gr: INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE -
Li: Marcio Pizarro Noronha
Unidade: Coordenação de História
Site: www.fchf.ufg.br

Gr: Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance
Li: Robson Corrêa de Camargo
Unidade: Cursos de Teatro
Site: http://robsoncamargo.fotos.net.br/sambeckettgyn2005

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFG

PUC/SP
Gr: Centro de Estudos em Dança
Li: Helena Tania Katz
Unidade: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Site: http://www.pucsp.br/pos/cos

Gr: Núcleo de Estudos Criação Artes
Li: Maria Gabriela Carneiro Teixeira Pinto Imparato
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://br.groups.yahoo.com/group/criacao_artes

Gr: Núcleo de Pesquisa Teatral - Trupitê de Teatro -
Li: Carlos Gardin
Unidade: Departamento de Linguagens do Corpo
Site: http://www.pucsp.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da PUC-SP


UFPB
Gr: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico -
Li: Guilherme Barbosa Schulze
Unidade: Departamento de Artes Cênicas
Site: http://nepcenico.wordpress.com

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFPB

UFMG
Gr: Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP) -
Li: Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Unidade: Faculdade de Letras
Site: www.letras.ufmg.br/nelap

++++ Produção científica: Biblioteca digital da UFMG

FURB
Gr: Teatro e Transdisciplinaridade -
Li: Patrícia de Borba
Unidade: Departamento de Artes
Site: www.furb.br

++++ Produção científica: Biblioteca digital da FURB

UNESPAR
Gr: Artes Cênicas: Dança
Li: Marila Annibelli Vellozo

Gr: Grupo interdisciplinar de pesquisa em artes
Li: Zeloi Aparecida Martins dos Santos

++++ Produção científica: Biblioteca central da UNESPAR


Fonte: CNPq - Pesquisa sobre as palavras-chave "Dança" e "Artes".

Para acompanhar as convocações dos concursos de 2007 e 2008 da Seeduc/RJ

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro renovou a validade do concurso de 2007, que passa a vigorar até 2011. Para este concurso, as convocações são publicadas na página da Seduc, e podem ser acompanhadas pelos links:
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_metropolitanas.pdf
http://www.educacao.rj.gov.br/arquivos/convocacao_interior.pdf

As convocações de 2008, não publicadas no site, são consultadas diretamente junto à COSEPE, nos tels. 23330682/23330693. Já os candidatos a contrato temporário de 2009 podem acompanhar o status de sua incrição pelo link:
http://www.educacao.rj.gov.br/cpr/frmTelaSelecaoCandidatoProfessorReservaCoord.aspx

Estes e demais assuntos e editais relativos à educação são publicados no DOU do estado, que, como não possui um campo de pesquisa por assunto, pode ser consultado da seguinte maneira: Acessando o site http://www.imprensaoficial.rj.gov.br/asps/pdfs.asp?jornal=PI , clique no dia que deseja pesquisar; será iniciado o download da primeira página, que contém o SUMÁRIO, e uma janela intitulada 'Visualizador de PDF', com um campo na parte de baixo para a busca de páginas da edição; veja no Sumário a numeração das páginas da parte de "AVISOS, EDITAIS E TERMOS DE CONTRATO"; pesquisando na janela do visualizador de PDF, vc encontrará o setor de editais da Secretaria de Educação. E voilá.

As convocações podem ser também acompanhadas pelo site da Raquel RFC, no link: http://blog.raquelrfc.com/2009/12/lista-das-convocacoes-do-magisterio-do.html